Áfricas Contemporâneas

Dias 10, 15 e 18/10

Áfricas contemporâneas. Do continente às diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos

O evento pretende abrigar um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas. Para tanto, serão convidadas e convidados pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Cabo Verde, Egito e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, bem como da Inglaterra, que, em suas obras, no campo acadêmico, no campo da intervenção social e política, nas artes ou nas produções culturais, colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade bem como a diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade, da fragilidade do continente (econômica, social e intersubjetiva) e da subalternidade das suas populações no mundo. Visam, nesse sentido, desmistificar a compreensão de Áfricas e das diásporas desde a perspectiva do colonialismo.

Agenda:

Dia 10/10, às 17h - Abertura do evento

Afro-contemporaneidade: trabalho, projeto de sociedade e dinâmicas sociais vistos a partir das experiências e produções africanas. A conferência contemplará o lançamento do livro "Afrotopia". Com a presença de Felwine Sarr (Université Gaston Berger - Senegal), Iolanda Évora (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento - Portugal) e Lia Dias Laranjeira (Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil)

Dia 15/10, às 14h - Mesa redonda

Vozes e Escritas: Gênero e experiências africanas no mundo a partir da literatura e da música
Com a presença de Jennifer Nascimento (Escritora - Brasil), Nduduzo (Cantora - África do Sul e Brasil), Raquel Lima (Escritora - Portugal), Uhuru Portia Phalafala (Escritora e pesquisadora - África do Sul) e Elaine Mineiro (Uneafro e Fórum de Cultura da Zona Leste)

Dia 18/10, às 16h - Intervenções

Apresentação das Dandaras por Grupo de Samba Bumbo de Santana de Parnaíba

Instalação Gênero, Memória e Identidade por Lolo Arziki

Encontro-Exposição Papyrus de Djehuty por Apolo de Carvalho e Mutuh Nyaneka

 

Quando: Dias 10, 15 e 18/10

Local: Rua da Consolação, 94