Teatro na Mário - Programação Encerrada - Abril

2019

Tecelão – Trama cênica metropolitana

A Biblioteca Mário de Andrade estreia o novo espetáculo do ator e diretor Marcos Damigo, que teve enorme sucesso de público com as suas adaptações machadianas em 2018.

A nova criação "Tecelão, um personagem sem peça", realizada em conjunto com o diretor Lucas Brandão, aborda o cotidiano do bisavô do autor (Damigo) na zona leste paulistana, onde trabalhou como operário na indústria têxtil, vindo a falecer de meningite aos 21 anos.

A dramaturgia tem como ponto de partida um caderno de memórias presenteado ao ator por sua avó, contendo anotações de seu bisavô. Um artefato sobrevivente da primeira grande enchente de São Paulo, causada pelo aceleramento do processo de urbanização da cidade.

Já amarelado e se desmanchando, o ‘caderninho’ é o único testemunho da existência do tecelão do bairro do Glicério, morto aos vinte e um anos durante um surto de meningite na cidade, em 1912. Nele, Damigo encontrou os fundamentos de personagem de uma peça sem nome e sem autor. Um personagem à procura de uma peça. E resolveu, com o diretor Lucas Brandão, realizar estudo cênico para revelar aspectos subterrâneos da constituição da maior metrópole da América do Sul. A trajetória desse bisavô operário ecoa, afinal, a própria história do ator que a representa, em meio a questionamentos sobre o que é, afinal, o “sucesso” de uma vida.

Ficha Técnica:
Dramaturgia e atuação: Marcos Damigo
Direção e iluminação: Lucas Brandão
Produção: CHINOTI em movimento

Datas da apresentação: 08, 15, 22 e 29 de abril
Horário: 19h

Local: Auditório- 1º andar (170 lugares) - Rua da Consolação, 94.
Duração: 60 minutos
Recomendação: 12 anos

 

Retrato de homem. Ao fundo fotografia com imagem de pessoas em preto e prato.

(Fonte: e-Urbanidade)