Gringa Music: Um Viva aos Senegaleses

com Umaro

O Gringa Music é um projeto da Biblioteca Mário de Andrade que propõe uma programação musical com os imigrantes residentes em São Paulo para promover a diversidade cultural na cidade. Reuniremos imigrantes oriundos dos mais diversos países da África, Europa Ásia, Oriente Médio, América Central e América Latina.

Capital musical do oeste africano a portuária Dakar vem espalhando há décadas suas sonoridades reluzentes por todo o planeta. Um de seus mais importantes artistas da atualidade é Umaro nome artístico de Oumar Ndiaaye. Nascido em Dakar e criado nas Ilhas Ile de Goree este cantor, compositor e guitarrista é artífice de uma música calorosa que entrelaça estilos africanos como o Wolof, Sereer Rythms, Pulaar, Mandinka e Mbalax com Soul, Rock e latin jazz. Seu violão hipnótico, voz melodiosa e cativante e suas letras sobre amor, esperança e temas contundentes como neocolonianismo e direitos das mulheres e crianças vem ecoando em diversos países.

Com uma carreira internacional sólida e excursionando pela Europa, Estados Unidos e Canadá desde 1995 quando debutou com o álbum “Hoslu”, em parceria com a cantora americana Elizabeth Shipley. Umaro ganhou notoriedade após suas apresentações no Festival do Sahel e no Festival das Artes e das Culturas do Mundo Negro, ambos no Senegal. O artista teve uma de suas canções incluídas na trilha do filme "Tableau Feraille", marco cinematográfico do Senegal na década de 90. Em 2009 e 2010 recebeu o prêmio “Syli d’argent - Música do mundo”, concurso musical organizado pela Productions Nuits d’Afrique, responsável pelo popular festival “Noites na África”. Umaro lançou 6 discos e fez colaborações com artistas africanos legendários como Habib Koité, Salif Keita e Baba Mall e com o renomado guitarrista americano Smokey Hormel que acompanha músicos como Neil Diamond, Norah Jones e Sean Harkness.

Recém-chegado em São Paulo, Umaro nos dá a oportunidade de conhecer suas sonoridades calorosas e seu amálgama de ritmos e gêneros que o mesmo prefere denominar “African Feeling Sound”.

Quando: 09/11 (sexta-feira), às 19h.
Local: Auditório- 1º andar
Evento Gratuito (com retirada de ingressos 1 hora antes do evento)
170 lugares 

Confira a programação completa