Biblioteca Mário de Andrade e Instituto de Estudos Brasileiros promove exposição sobre obras raras

Exposição exibe obras raras dos séculos XVI à XX, incluindo obras de Oswald de Andrade, Osvaldo Goeldi, Charles Baudelaire e Baptiste Debret

A Biblioteca Mário de Andrade e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) realizam, entre os dias 10 de abril e 29 de junho, a exposição Obras Raras em Acervos Públicos, que poderá ser vista na sede do IEB, na Cidade Universitária. A abertura acontece dia 9, às 18h.

O objetivo da mostra é oferecer ao visitante uma visão geral dos critérios determinantes da raridade de um livro. Além disso, o público terá a oportunidade de ver algumas obras raras pertencentes às coleções do IEB e da Biblioteca Mário de Andrade.

Da Biblioteca Mário de Andrade serão exibidos 14 livros furtados de sua coleção que foram recentemente recuperados e restaurados. Destes livros se destaca a primeira edição do livro "Pau Brasil" de Oswald de Andrade, impressa em Paris. Também serão expostas obras raras que não foram furtadas. Entre os destaques estão as imagens do primeiro álbum de gravuras impresso no Brasil, em 1930, por Osvaldo Goeldi e dois exemplares da edição princeps de "Les fleurs du mal", de Charles Baudelaire, de 1857.

O IEB irá expor 40 livros, impressos entre os séculos XVI e XX, que representam a complexidade de seu acervo de raridades. Destacam-se o exemplar da Oração apodixica aos scismáticos da pátria, primeira obra publicada por um brasileiro e a "Voyage Pittoresque et historique au Brésil" de Jean Baptiste Debret. Integram também a exposição livros editados pela Imprensa Régia.


Serviço: Exposição Obras Raras em Acervos Públicos.  Av. Prof. Mello Moraes, trav. 8, nº 140. Cidade Universitária, São Paulo – SP