Mário de Andrade lança nova edição de sua revista

A 63º edição da Revista da Biblioteca Mário de Andrade traz como destaque artigos que comemoram os 200 anos da Imprensa Régia no Brasil, depoimentos de freqüentadores ilustres da biblioteca e textos raros de dois críticos fundamentais da literatura brasileira: Sérgio Milliet e Otto Maria Carpeaux

Além de publicar um texto raro de Carpeaux sobre Gorki, a revista inclui dois artigos de Mauro Souza Ventura, ensaísta e professor da USP, sobre a vida e a obra deste crítico no Brasil. Mauro Ventura destaca a biografia e o legado deixado por Carpeaux na crítica literária brasileira. 

A homenagem a Carpeaux vem acompanhada do anúncio da catalogação eletrônica de sua biblioteca pessoal, adquirida pela Mário de Andrade em 1979. Além de diversos volumes dedicados e autografados por poetas como Drummond e Bandeira,Carpeaux possuía a primeira edição do livro “O Processo” de Franz Kafka. Este livro é considerado uma raridade e chegou ao Brasil cercado de fatos inusitados. A história da vinda deste livro ao país foi contada pelo escritor e ensaísta Fábio Lucas, em um depoimento ao projeto de memória da biblioteca Mário de Andrade e foi reproduzida nesta edição da revista em um box especial.