Biblioteca recebe o selo de direitos humanos e diversidade

Todo ano, a Secretaria de Direitos Humanos premia iniciativas que buscam promover os direitos humanos e a diversidade. Em 2023, pela primeira vez, órgãos públicos puderam participar do concurso, até então reservado para instituições e empresas da área privada.

A nossa Biblioteca foi uma das instituições premiadas nesta nova modalidade do concurso, ocorrido no fim do ano passado, recebendo na ocasião o importante selo de direitos humanos e diversidade. Para além do reconhecimento na área, as instituições que detêm o selo têm o direito de participar, no ano seguinte ao da premiação, de diversos cursos e palestras oferecidos pela pasta.

A Mário conquistou o selo inscrevendo no prêmio a sua "Política de Direitos Humanos da Biblioteca Mário de Andrade", projeto abrangente e contínuo que busca garantir o cumprimento dos direitos humanos na instituição, tanto para funcionários como para usuários.

A premiação reconheceu especificamente a nossa "Agenda de Formação", com a qual a Biblioteca, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e diversas outras instituições, ao longo de 2023, ofertou para as suas equipes internas cursos e palestras sobre temas como direitos das mulheres e das pessoas em situação de rua, além de formações em áreas como controladoria e condução de pessoas cegas.

Parabéns para a Mário e para os destemidos servidores que encabeçaram o projeto! A luta pelos direitos humanos atravessa o acervo e a programação cultural de uma BIblioteca e também as relações humanas que acontecem em seus espaços.