Artista contemporânea Camila Soato cria mural artístico especialmente para Biblioteca Mário de Andrade

O novo mural que atualmente ocupa uma das paredes do hall de entrada da Mário foi pintado por Camila Soato e se intitula "Se conhecem, se apoiam, se organizam".

As pinturas de Camila são conhecidas por levantar questionamentos visuais sobre as opressões e apagamentos históricos sofridos pelas mulheres, levando em conta uma História da Arte que privilegia o olhar masculino.

Feito especialmente para a nossa biblioteca, o mural foi elaborado a partir de duas pinturas emblemáticas para o país: a “Redenção de Cam” (1895), de Modesto Brocos (1852-1936), e “Abaporu” (1928), de Tarsila do Amaral (1886-1973). 

Na releitura que faz dessas obras, a artista se retrata lendo um livro da filósofa negra Djamila Ribeiro, acompanhada ao lado pela violeira campo-grandense Helena Meirelles (1924-2005), representada da mesma maneira como aparece em seu primeiro állbum. 

Dessa forma, o trabalho parte de uma história única para reconstruir uma história múltipla, em que mulheres e personalidades invisibilizadas podem enfim se tornar protagonistas de seus próprios desejos e vontades.

Da próxima vez que você vier à Mário, não deixe de conferir a obra. É possível visitar o hall de entrada da biblioteca de segunda a segunda, das 10h às 18h.