Lançamento: "Manifesto Transpofágico", de Renata Carvalho

Com origem no monólogo teatral homônimo, narrativa-manifesto sobre criminalização de corpos travestis ganha edição bilíngue

No dia 6 de abril, à s19h a Mário recebe no Auditório Rubens Borba de Moraes o lançamento do livro "Manifesto Transpofágico", de Renata Carvalho. A obra é publicada pela Editora Monstra, iniciativa editorial da ONG Casa 1. ?
?
Não é preciso se inscrever para participar do evento; basta apresentar o passaporte de vacina na entrada da biblioteca.?
?
?
"Manifesto Transpofágico" resulta do monólogo homônimo da atriz, diretora e dramaturga Renata Carvalho, encenado desde 2019, em que ela narra a história do corpo travesti. O livro sai em edição bilíngue (inglês e português) e conta ainda com duas brochuras extras, que trazem versões em espanhol e francês do texto. A introdução do volume ficou por conta da pesquisadora e ativista Jacqueline Gomes de Jesus, especialista em questões envolvendo a transexualidade.?
?
Com seu manifesto, Renata Carvalho se propôs a narrar o nascimento dos corpos travestis, mostrando todo o processo de criminalização que os permeia. O projeto dá continuidade à pesquisa "Transpologia", iniciada em 2007, quando a autora se tornou Agente de Prevenção Voluntária de ISTs, Hepatites e Tuberculose, trabalhando por 11 anos com travestis e mulheres trans em situação de prostituição, em Santos (SP). A experiência também originou, em 2012, o espetáculo solo "Dentro de Mim Mora Outra", no qual ela contava sua vida e travestilidade. Desde então, Renata vem reunindo histórias, filmes, livros e peças de teatro sobre o tema.