Áfrika Talks

Evento com personalidades africanas residentes no Brasil busca reconectar Brasil com continente africano

Áfrika Talks
com Ermi Panzo, Ikechukwu "Sunny", Hortense Mbuyi, Melanito Biyouha e Vensam Iala
7 de abril
quinta, 19h
Auditório Rubens Borba de Moraes


Em abril a Mário tem a alegria de receber a segunda edição do Áfrika Talks, ciclo de conferências idealizado por Ermi Panzo que busca reatar e aprimorar a conexão do Brasil com o continente africano, fazendo com que essa relação deixe de ser pautada exclusivamente pelo processo de escravidão. Seguindo o formato popularizado pelas “TED Talks”, o evento traz personalidades africanas residentes no Brasil, de âmbitos diversos, para falarem sobre suas trajetórias e desmistificarem narrativas estereotipadas sobre a África. Os ingressos devem ser reservados em: https://www.sympla.com.br/afrika-talks__1537342

É necessário apresentar o comprovante de vacina no momento de entrada à biblioteca.

A VOZ DA COZINHA AFRICANA
com Melanito Biyouha (Camarões)

Melanito Byouha é empreendedora, cozinheira-chefe e proprietária do restaurante de comida africana BIYOU´Z. Reconhecida internacionalmente por mostrar a cultura africana da diáspora através da gastronomia, foi homenageada em 2018 com o Prêmio África Yeto (Projeto raízes)

NARRATIVAS DO MATRIARCADO AFRICANO
com Ermi Panzo (Angola)

Ativista e articulador internacional da arte e cultura africana diaspórica, Ermi Panzo é escritor e poeta declamador, artista plástico, coreógrafo e bailarino performer, autor do livro de poemas “Desassossego - Lamúrias e outros vestígios de lágrimas” (Selo Sarau do Binho, 2017), entre outros. Reconhecido com o Prêmio Caneta de Ouro em 2019, Ermi foi vencedor do “Spoken Word Pan-africano” de 2013, promovido pelo Goeth-Institut.

EDUCAÇÃO E CULTURA AFRICANA E OUTRAS REFLEXÕES
com Ikechukwu Sunny (Nigéria)

Formado em letras e em pedagogia, Ikechukwu “Sunnny”, é escritor, contador de histórias e professor. É autor, entre outros, dos livros infantojuvenis “ULOMMA- A casa da beleza e outros contos” e “Contos da Lua e da Beleza Perdida” (Paulinas, 2006 e 2012). Como contador de histórias, Sunny privilegia sobretudo histórias africanas e afrodiaspóricas.

FLUXO E REFLUXOS DA IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
com Hortense Mbuyi (República Democrática do Congo

Hortense Mbuyi é advogada e idealizadora do Espaço WEMA, voltado para a a divulgação da cultura e gastronomia africanas. Atualmente é présidenta do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo.

ÁFRICA NÃO É UM PAÍS
com Vensam Iala (Guiné-Bissau)

Vensam Iala é ator, modelo, professor de idiomas e ativista cultural. Formado em letras pela UNESP, com especialização em literaturas africanas de língua portuguesa, é idealizador da marca de roupas VISTO ÁFRICA, que busca ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre o continente africano. Em 2018 foi eleito Mister África-Brasil, no concurso que escolheu o imigrante africano mais bonito do país.