História na Mário: Cidade inclusiva

Mobilidade e espaço urbano são tema do debate entre os urbanistas Victor Andrade e Maria Luiza de Barros

História na Mário: Cidade inclusiva
com Maria Luiza de Barros, Victor Andrade e Amanda Rigamonti
22 de setembro
quarta, 19h

O evento “Cidade inclusiva”, do ciclo “História na Mário”, debate mobilidade e espaço urbano a partir da experiência de grupos sociais minoritários. Participam do debate Maria Luiza de Barros e Victor Andrade, ambos arquitetos urbanistas, que conversam sobre a relação das cidades com o racismo, a exclusão social e a violência de gênero, abordando temas como mobilidade sustentável, transporte coletivo e segurança. O vídeo fica disponível no canal do Youtube da Mário.

A mediação do evento fica a cargo da jornalista Amanda Rigamonti.

Arquiteta urbanista, pesquisadora cultural e curadora, Maria Luiza de Barros é mestre em geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo [UFES] e doutoranda em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP). É idealizadora da Vi.bra.tion, plataforma transdisciplinar de pesquisa que busca refletir sobre temas como cidade, arquitetura, urbanismo e música, e cofundadora do coletivo Terra Preta Cidade. Formado por mulheres negras, o grupo desenvolve narrativas multilinguagens e processos formativos e curatoriais com o intuito de “desembranquecer” a cidade. Maria Luiza é, ainda, uma das fundadoras do Cidade Quintal, laboratório de urbanismo, arte e design, com sede na cidade de Vito?ria (ES), do qual foi coordenadora de pesquisa.

Ao seu lado na conversa está Victor Andrade, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Doutor em urbanismo pela instituição, e com pós-doutorado em planejamento ambiental pela Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, Victor é diretor do LABMOB – Laboratório de Mobilidade Sustentável, além de ter desenvolvido as plataformas E-BUS RADAR, que promove e monitora ônibus elétricos em operação na América Latina, e Micromobilidade Brasil, que mapeia os sistemas de micromobilidade públicos, promovendo a transparência de dados e quantificando as emissões de CO2 evitadas. Vitor é autor dos livros “Bicicletas nas cidades: Experiências de compartilhamento, diversidade e tecnologia” (2020), organizado ao lado de Letícia Quintanilha, e “Cidades de pedestres: a caminhabilidade no Brasil e no mundo” (2017), organizado em parceria com Clarisse Cunha Linke.


Completa o debate a jornalista Amanda Rigamonti, responsável pela mediação da mesa. Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e em fotografia pela Panamericana Escola de Arte e Design, Amanda integra desde 2014 a na equipe de comunicação do Itaú Cultural. No instituto, entre diversas outras atividades, desenvolve conteúdo relacionado a questões de gênero e sexualidade, além de atuar na editoria de fotografia do site.