Destinação

Destinação
 

O trabalho de destinação desenvolvido na Divisão de Fauna visa à soltura dos animais atendidos, caso isso não seja possível os animais podem ser encaminhados para criadouros conservacionistas ou zoológicos. Os animais atendidos passam por uma complexa triagem até sua destinação final. Após criteriosos processos de avaliação os animais são encaminhados de acordo com suas condições e espécie.

Os animais são soltos na área de sua procedência ou de ocorrência da espécie, para isso os animais necessitam de mudanças de hábitos alimentares e formação de grupos no caso de espécies gregárias. Também são providenciadas questões legais relacionadas a órgãos competentes (SMA e IBAMA) para documentação para transporte e autorização de destinação. Dos mais de 60 mil animais que entraram da Divisão cerca de metade dos animais silvestres puderam ser soltos novamente na natureza.

Infelizmente vários animais atendidos na Divisão de Fauna são resultantes de acidentes, tráfico clandestino ou foram mantidos e tratados como animais domésticos por longos períodos de sua vida. Neste caso é comum que os animais apresentem uma grande dificuldade de adaptação à vida livre, acarretando a destinação de muitos indivíduos para zoológicos e criadouros com a autorização do IBAMA.

Muitas espécies provenientes do tráfico de animais silvestres enfrentam outra problemática em relação a sua destinação. São animais que não têm ocorrênciana área da região metropolitana da cidade ou até mesmo do estado de São Paulo. Nestes casos, onde as espécies não podem ser soltas em nossa região, é necessário o transporte (muitas vezes por avião) e técnicos especializados em outras regiões do país para a realização da soltura dos animais em seu ecossistema de origem.
 

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Tel/Fax: 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br