Sexta de futebol entre pessoas em situação de rua

 

Foi um dia alegre e inclusivo para aproximadamente 60 pessoas em situação de rua, que na sexta-feira (20) participaram de um campeonato de futebol com direito a troféu, medalhas e muitas comemorações. Os participantes formaram seis times e contaram com o apoio dos organizadores – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Regional da Sé e Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – BomPar.

A ação do futebol (esporte favorito de muitos brasileiros) voltada para este público não é somente uma oportunidade de esporte e lazer com a população em situação de rua, mas também uma ferramenta de formação social, de resgate da autoestima, de cuidados com a saúde, socialização e tolerância – lembrando que até em momentos de descontração há mediações de conflitos e solidariedade.

Segundo avaliação dos organizadores, o campeonato venceu diversos paradigmas, além de fortalecer a cultura do respeito – inclusive entre eles, que compartilham dos mesmos problemas no dia a dia.

“É importante que um evento como esse fomente a troca de experiência e vivências fortalecendo os vínculos não só entre os participantes, mas também deles com os organizadores”,  explicou o Coordenador de Políticas para População em Situação de Rua, Alcyr Barbin Neto.