Dia de Cultura e Lazer para População em Situação de Rua marcam este final de semana na capital

 Dois eventos que integram, acolhem e oferecem oportunidades de inclusão para a população em situação de rua acontecem nos próximos dias 20 e 21 na capital paulista, em comemoração ao Dia de Cultura e Direitos Humanos da População em Situação de Rua. A data, que consta no calendário oficial do município, será dedicada a serviços, cultura e lazer.

Na próxima sexta-feira, 20, será realizado o FutCentro – campeonato de futebol com times compostos por esse público, realizado em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR), Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Regional da Sé e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A partida será na Praça Cívica Ulisses Guimarães, das 13 às 16 horas.

Já no sábado, 21 de abril, a Praça da Sé será palco de atividades culturais e serviços como confecção de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo e atendimento social. Participarão deste mutirão o Poupatempo, a Defensoria Pública, a SMDHC, Receita Federal e Justiça Eleitoral, entre outros.

Neste dia, um grupo de 15 pessoas em situação de rua acolhidas no Centro de Acolhida Arcoverde – Pinheiros fará uma apresentação de dança e sarau no Instituto Tomie Othake, dentro do 11º Festival Visões Urbanas.

Segundo a Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, da SMDHC, as ações oferecerão acesso aos serviços e programas que integram as políticas públicas da cidade, além de desenvolver práticas educativas que contribuem para a formação da cultura, do respeito, solidariedade visando o resgate, monitoramento e a inclusão do individuo na sociedade.