Assinada a Portaria que regulariza o monitoramento das ações de zeladoria urbana

A cada duas semanas o Grupo de Monitoramento deve se reunir para discutir as ações

O secretário Felipe de Paula de Direitos Humanos e Cidadania, assinou na tarde de ontem (13) a Portaria 091, que cria o Grupo de Monitoramento dos Procedimentos e Ações de Zeladoria Urbana (GT). A portaria faz parte do Decreto 57.069, que regularizou as ações de zeladoria e previa a formação do GT.

A reunião contou com representantes do Comitê PopRua, que é formado em conjunto com membros da sociedade civil e da SMDHC, do Gabinete de Coordenação das Subprefeituras, das secretarias de Assistência e Desenvolvimento e Social (SMADS), Saúde (SMS), de Coordenação de Subprefeituras (SMSP) e de Segurança Urbana (SMSU). Durante a reunião, foram apresentados os nomes que irão compor o GT, composto por dez representantes do governo e dez da sociedade civil, entre titulares e suplentes.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Ministério Público também foram convidados a participar do Grupo de Monitoramento. A Defensoria indicou um representante, que compareceu à reunião.

O secretário Felipe de Paula falou sobre a importância do encontro, e avaliou o que já foi feito na zeladoria. “A avaliação de algumas áreas de que conseguimos trabalhar de forma integrada é muito positiva, e nós vamos pegar estas boas praticas e replicá-las para toda a prefeitura e atores envolvidos”, declarou.

A partir de agora, as ações terão monitoramento específico composto pelos membros presentes na reunião, que se reunirão regularmente para discutir e avaliar o programa. Além disso, também será realizada a formação e sensibilização das equipes de zeladoria urbana, que são compostas por membros das subprefeituras das regiões.

O secretário destacou também a importância de receber denúncias e detectar as áreas onde as ações não estão funcionando corretamente. “Nós precisamos agir de maneira operacional, e unir o GT regularmente é uma forma de detectar problemas, resolvê-los, e avançar no programa”..