Nova turma de pessoas em situação de rua se forma no curso de jardineiros

Além da formação profissional, o curso também encaminha os formandos para o mercado de trabalho

 Na última quarta-feira (22), 14 alunos em situação de rua se formaram no Curso de Jardineiro ministrado pelo Senac Santa Cecília, que faz parte do programa de profissionalização para a população em situação de rua promovido pela Prefeitura de São Paulo. O curso é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) com o Senac São Paulo.

Durante o curso os alunos reformaram a orta do Centro de Acolhida Barra Funda 

O formando Reginaldo Ferreira dos Reis do Centro de Acolhida Boraceia, disse que com esta nova porta que muita coisa pode mudar. Jardineiro por 16 anos, Reginaldo contou que é muito difícil encontrar um emprego se ele não estiver atualizado ou tiver formação na área. “Eu parei de trabalhar em 2010 e desde então não consegui nada. Mas agora com esse curso, com o nome do Senac no meu currículo, acho que vai ficar mais fácil.” Longe da família desde que entrou em situação de rua, o formando afirmou que espera conseguir um emprego e poder mostrar para os familiares a mudança que teve em sua vida.

Além de buscar a formação profissional para esta população, o curso também encaminha os formandos para o mercado de trabalho. Com o apoio do CIEE e da Central de Apoio ao Trabalho (CAT), os alunos passam por uma triagem para receberem orientação profissional e serem colocados em contato com as empresas contratantes. As vagas disponibilizadas podem ser na área de atuação do curso ou qualquer outra de preferência deles, de acordo com o perfil.

Também estava presente a coordenadora-adjunta de Políticas para a População em situação de Rua da SMDHC

A especialista em projetos sociais do CIEE, Shiley Benevides diz que o intuito da empresa ao estabelecer esta parceria com a prefeitura é ajudar os alunos a construírem uma nova história. “Nós entramos nessa briga porque queremos fornecer meios para que eles possam ser reinseridos no mercado de trabalho, mas principalmente por que acreditamos na capacidade de cada um”, avaliou.

Kleber de Jesus Brás foi o orador da turma 

Kleber de Jesus Brás, do Centro de Acolhida Barra I, também fez parte da turma de formandos nesta edição do curso de jardineiro. Kleber contou que no meio do curso sentiu muita dificuldade para ir até o final, mas com o apoio do professor e dos colegas de classe conseguiu terminar. “Vi que muita coisa pode mudar com esse curso e principalmente arranjar um trabalho”, contou. Em São Paulo há 17 anos, o formando contou que com as oportunidades ele vai poder se alfabetizar e se profissionalizar. “Meu sonho é poder ajudar minha mãe e minha irmã que ficaram na Bahia. Além disso quero conseguir conhecer outros países”, contou.

As capacitações começaram em 2013 e já formaram mais de 40 turmas em cerca de 28 áreas de especialização, que vão desde a formação na área de gastronomia até de mecânicos automotivos. Os cursos visam exclusivamente atingir a população em situação de rua e foram todos ministrados por escolas especializadas como o Senac e o SENAI.