Praça da Sé ganha obra em respeito à população em situação de rua

Jovem autor do marco é morador do Centro de Acolhida Lajeado

Praça da Sé. Fonte: Wikimedia Commons

Na próxima sexta-feira (19), São Paulo inaugura nova obra no marco zero da cidade. A placa de metal que será instalada na Praça da Sé homenageia uma parcela da população ainda marcada pela invisibilidade social: as pessoas em situação de rua.

O objetivo do marco é resgatar a memória de sete moradores de rua assassinados no local em 2004 e provocar a reflexão a respeito dos direitos desta população. A arte no monumento é de Deverson Max das Dores, jovem de 20 anos, que vive no Centro de Acolhida Lajeado.

 

Desenho de Deverson Max das Dores, que será gravado em obra na Praça da Sé

 

Deverson participou do concurso para criação do marco graças à sugestão de uma assistente social do Centro de Acolhida e acabou entregando o projeto vencedor poucas horas antes do prazo se encerrar. No seu desenho, sete pessoas estão nas escadarias da Catedral da Sé passando o tempo. “Quis representar eles vivos, não mortos, e nos lugares onde estavam acostumados a ficar”, comentou o autor.

O marco foi criado por iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento de inauguração terá início às 10h, na Praça da Sé, e contará com a presença do secretário municipal Eduardo Suplicy (Direitos Humanos) e das secretárias Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento) e Maria do Rosário (Cultura).


Inauguração do Marco em Respeito à População em Situação de Rua
Praça da Sé
Dia 19/2, 10h