Cine Direitos Humanos exibe ‘À margem da imagem’ em sessão especial do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A sessão reuniu pessoas em situação de rua na plateia e contou com debate com o diretor Evaldo Mocarzel

No último sábado, dia 23, o documentário ‘À margem da imagem’ foi atração do projeto Cine Direitos Humanos. O longa-metragem apresenta as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura das pessoas em situação de rua de São Paulo, abordando temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria.

A programação integrou o ciclo de atividades realizadas pela Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua da SMDHC para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A exibição aconteceu no Espaço Itaú de Cinema - Augusta, na Consolação, e contou com a presença de pessoas em situação de rua, mobilizadas pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), e com debate conduzido pelo diretor do filme, Evaldo Mocarzel, ao fim da sessão.

A plateia contou também com alguns personagens do documentário, entrevistados por Evaldo Mocarzel há 12 anos. Eles alimentaram as memórias e acenderam o debate compartilhando as histórias de outros companheiros que participaram das gravações e discutindo a continuidade da cultura de preconceitos e exclusão sofrida pelas pessoas em situação de rua. Temas como preconceito, estigma. invisibilidade, exploração da imagem do outro também foram debatidos.