Virada Cultural e Parada do Orgulho LGBT contam com o trabalho de pessoas em situação de rua

Os 23 contratados temporários realizaram boa parte da limpeza urbana nos eventos

Pessoas em situação de rua foram contratadas temporariamente para trabalhar na realização da Virada Cultural 2014 e na 18ª Parada do Orgulho LGBT, que aconteceram em maio. A iniciativa se deu por meio de uma parceria com a empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos, que já atua junto à Prefeitura de São Paulo empregando alunos do PRONATEC/PopRua, e tem o objetivo de promover uma maior autonomia dessa população e sua reinserção no mercado de trabalho.

Encaminhados pelos profissionais de Psicologia e Serviço Social do Centro de Acolhida João Paulo II, com intermédio da Associação Trabalhar, os 23 contratados realizaram boa parte da limpeza urbana nos eventos. Há a possibilidade de alguns deles serem efetivados na empresa.

O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo governo federal em 2011, que busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica pelo País. Na cidade de São Paulo, para intensificar os esforços de inclusão socioeconômica das pessoas que vivem em situação de rua, o governo municipal lançou o PRONATEC/PopRua, em março de 2013. A meta de atendimento é de 4 mil vagas nos cursos profissionalizantes, distribuídas ao longo de quatro anos, conforme o Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura.

Saiba mais sobre o PRONATEC/PopRua