Prefeitura intensifica ações para pessoas em situação de rua

Cidade oferece 12 mil vagas para abrigar pessoas em situação de rua nos centros de acolhida. Temperatura registrada na segunda-feira, dia 7, foi a mais fria de outubro dos últimos dez anos

A Prefeitura de São Paulo intensificou nesta semana as ações da Operação Baixas Temperaturas, que promove o abrigamento de moradores em situação de rua quando há previsão de temperaturas abaixo de 13º C. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), a temperatura média registrada na segunda-feira, dia 7, é de 14º C, mas a sensação térmica atinge os 10º C.

Até dia 31 de outubro, o Município oferecerá diariamente 12 mil vagas em abrigos, três mil a mais do que são disponibilizadas nos outros períodos do ano, independente das condições climáticas. Os abrigados recebem alimentação (jantar e café da manhã), colchões, cobertores, lençóis, travesseiros e kits de higiene pessoal.

Ao todo, a Cidade oferece 63 centros de acolhida. Além disso, os moradores de rua também podem se abrigar em locais como a sede da Defesa Civil, em Santana, que possui espaço para situações de emergência.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura registrada na tarde desta segunda foi a mais fria dos últimos dez anos no período. Os termômetros marcaram 14,4° C no Mirante de Santana, às 15h. A temperatura supera apenas a de 11 de outubro de 2003, quando foram registrados 14,2° C.

Serviço

Qualquer munícipe que encontrar alguém em situação de risco pode acionar as equipes pelo telefone 156 (Central de Atendimento da Prefeitura) ou pela Central 153 da Guarda Civil Metropolitana, que também acionará o sistema de acolhida caso identifique em suas rondas população vulnerável. O Samu-192 também dará apoio aos serviços da Secretaria de Assistência Social, que mobilizou cerca de 400 profissionais para o trabalho de abordagem nas ruas.

Previsão do tempo

De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), a temperatura baixa registrada neste mês ocorre por causa dos ventos que sopram do oceano em direção à faixa leste paulista. Não há previsão de chuva significativa, apenas garoa em pontos isolados.

Ainda de acordo com o CGE, a terça-feira, dia 8, começa com muitas nuvens e termômetros em torno dos 12º C. Ao longo do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece com mais força, permitindo a elevação da temperatura. No final da tarde, a entrada da brisa marítima volta a causar o aumento das nuvens. Entretanto não há expectativa de chuva. A máxima atinge os 22º C.

 

Fonte: SECOM