Programação Cultural - Biblioteca Mário de Andrade - Agosto/2015

Teatro, palestras, exposições e muito mais

Olívio Filho - Chorinho
show
Dia: 1, sábado, às 15h30
Local: Terraço

O sanfoneiro Olívio Filho tem uma longa lista de colaborações com músicos famosos, como Chico César, Elba Ramalho, Genival Lacerda, Carmélia Alves, Rita Ribeiro, Arnaldo Antunes, Luis Melodia, Fernanda Takai, Lenine, Lo Borges e Milton Nascimento. Em 2011, o músico representou o Brasil no festival Europalia, na Bégica. Atualmente, ele trabalha com o artista Antonio Nóbrega.

Agreste
teatro
Dia: 3, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Em meio a uma seca, um casal de lavradores simples descobrem o amor e fogem. Após a perda do marido, a mulher, sem entender a dimensão dos acontecimentos à sua volta, acaba sendo vítima do horror da intolerância.
Estreada em 2004, a peça viajou o Brasil e o exterior, com imenso sucesso de crítica e público, recebendo no caminho os prêmios da APCA de Melhor Espetáculo e Melhor Texto, e o Prêmio Shell de Melhor Ator, além de ter sido escolhida pelas revistas Cult e Bravo como uma das melhores da década.

Ficha Técnica:
Direção: Márcio Aurélio
Texto: Newton Moreno
Elenco: Paulo Marcello e Clóvis Gonçalves

Imagens do Brasil Profundo

Em 2014, a Biblioteca Mario de Andrade iniciou, sob a curadoria do prof. Jair Marcatti, o projeto Imagens do Brasil Profundo com o objetivo de trazer à tona um país mais interior. Nessa primeira fase, foram convidados grandes violeiros para falar sobre as ligações de sua música com a cultura caipira. Em 2015, o programa se ampliou, abrangendo agora outros aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, que serão desvendados em diferentes formatos: shows, bate-papos musicais, debates e palestras.

Dia: 5, quarta-feira, às 20h – Ivan Vilela - bate-papo musical
Local: Auditório

Violeiro, compositor e arranjador, Ivan Vilela é também professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) e diretor da Orquestra Filarmônica de Violas. Caçula de uma família de onze filhos, sua carreira artística, iniciada aos 18 anos, inclui hoje apresentações por todo o Brasil e em diversos países do exterior, como Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Há mais de vinte anos, Vilela trabalha com pesquisa de cultura popular.

Dia: 19, quarta-feira, às 20h – José Miguel Wisnik - palestra
Local: Auditório

Músico e compositor, José Miguel Wisnik é talvez mais conhecido do grande público como ensaísta e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Aos 17 anos, apresentou-se pela primeira vez como pianista da Orquestra Municipal de São Paulo, interpretando o Concerto n. 2, de Camille Saint-Saëns. Além de discos, livros, ensaios e aulas, Wisnik faz também música para cinema, teatro e dança.

Democracia na História
ciclo de palestras
Dia: 6, quinta-feira, às 19h30 – Klavdij Sluban
Local: Auditório

Considerado um dos mais interessantes fotógrafos contemporâneos, Klavdij Sluban vem pela primeira vez ao Brasil em agosto convidado pela Biblioteca Mário de Andrade como parte da programação do ciclo de palestras Democracia na História. Durante sua estadia no país, o artista realizará dois workshops com jovens da Fundação Casa, em São Paulo. O primeiro entre os dias 3 e 7, e o segundo, entre os dias 10 e 14 de agosto. No dia 6, Sluban realiza na BMA palestra sobre seu trabalho, com participação aberta e gratuita a todos os interessados. Na mesma data, a Biblioteca abre exposição com obras do fotógrafo.

Dia: 13, quinta-feira, às 19h30 – Antonio Nóbrega
Local: Auditório

Tendo inicialmente recebido uma formação erudita, o recifense Antonio Nóbrega foi atraído para o mundo da música popular através de um convite do escritor Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial (grupo de câmara erudito com raízes populares) em 1971. De lá em diante, o artista passou a se dedicar intensamente a esse gênero, tornando-se hoje uma das suas referências no Brasil. Em sua palestra, Nóbrega falará sobre as relações entre Música e Democracia.

Dia: 20, quinta-feira, às 19h30 – Fabián Kovacic
Local: Auditório

O jornalista argentino Fabián Kovacic já foi professor de Comunicação na UBA e, desde 1996, é colaborador do semanário uruguaio Brecha. Autor de uma biografia sobre Eduardo Galeano recentemente publicada, Kovacic vem à BMA falar sobre “a literatura como ferramenta democratizadora das sociedades”.

Dia: 27, quinta-feira, às 19h30 – Liliana Giusti
Local: Auditório

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, e especialista em Gerência de Sistemas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), Liliana tem experiência nas áreas de automação, livros digitais (e-books), gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica e bibliotecas digitais.

A Saga de Pinóquio – Esopo em Dó Maior
infantil
Dia: 8, sábado, às 11h
Local: Deck

Composto por Anselmo Mancini (piano e vocal), Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Markito Alonso (narração e ruídos), o projeto Esopo em dó maior foi criado em 2014 com a proposta de oferecer uma nova forma de criação artística infantil e infantojuvenil por meio da união das artes de compor e escrever. Nas apresentações, as crianças receberão giz de cera e papel com desenhos elaborados pelo grupo para que elas mesmas possam colorir e desenhar suas interpretações da composição apresentada. Neste quarto encontro aqui na BMA, o tema será inspirado no personagem Pinóquio, do escritor italiano Carlo Collodi.

Marica
teatro
Dia: 10, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Marica recria de maneira ficcional os últimos instantes de vida do poeta espanhol Federico García Lorca. Ao mesmo tempo que diferentes personagens reais da vida do protagonista surgem no palco, resgatados através de sua memória, Lorca faz reflexões sobre sua origem, o horror das tiranias e o repúdio a todas as formas de intolerância. Criada na Argentina por Pepe Cibrián Campoy em 2012, a peça – interpretada por Washington Luiz na montagem brasileira – rendeu a seu autor/ator os mais importantes prêmios do teatro em seu país.

Ficha Técnica:
Direção: Marcio Aurelio
Texto: Pepe Cibrián Campoy
Elenco: Washington Luiz

Ruído – Grupo Hrönir
show
Dia: 11, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Formado por Thelmo Cristovam, Túlio Falcão e Henrique Vaz, o grupo Hrönir trabalha com um repertório direcionado à música contemporânea em suas várias vertentes, dentro do qual coexistem eletroacústica, ruído, gravações de campo, improvisação livre ou dirigida, música computacional, técnicas expandidas para instrumentos e live eletronics. Além de seu trabalho próprio, o grupo já realizou colaborações com artistas de diversas áreas, como poesia, cinema, artes plásticas, dança, performance, instalações etc. Com várias gravações distribuídas por netlabels e gravadoras independentes no Brasil e no exterior, o grupo divide sua agenda entre festivais – como o Coquetel Molotov, em Recife, e o II Festival Ibrasotope de Música Experimental, em São Paulo –, e  concertos solo em diversas cidades do país.

Apresentação Teatro Brasileiro Séc. XIX
teatro
Dia: 12, quarta-feira, às 19h
Dia: 22, sábado, às 13h
Local: Auditório

O projeto “Comédias de Costumes na Biblioteca Mário de Andrade” tem o intuito de apresentar obras de alguns dos maiores comediógrafos brasileiros do século XIX a uma nova geração de espectadores e a todo o público em geral. Em 2015, ano de bicentenário de seu nascimento, o autor escolhido foi Martins Pena, considerado o consolidador do teatro no Brasil por suas comédias de costumes. Este mês, o grupo continua a encenação de Antes solteira que mal casada. Composta por um repertório de diversificadas cenas de comédia curtas, a peça apresenta mulheres e suas estratégias para conseguir um casamento.

Clube de Leitura
roda literária
Dia: 12, quarta-feira, às 19h
Local: 3º andar

Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. O livro discutido no mês de agosto será Judas, de Amós Oz.

Dia da Língua e da Cultura Russa
palestra e oficina
Dia: 14, sexta-feira, a partir das 16h
Local: Sala de Convivência e Auditório

A Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, com apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e Consulado da Federação da Rússia em São Paulo, promoverá a “O dia da Língua e da Cultura Russa” na Biblioteca Mário de Andrade. Em seu quinto ano consecutivo, o evento tem o intuito de trazer ao povo brasileiro a oportunidade de conhecer melhor o idioma, a cultura, a história, as tradições e a literatura da Rússia, e também destacar as suas influências no Brasil. Este ano, mais uma vez, também será realizada uma oficina de xadrez.

Ricardo Valverde Trio - Chorinho no terraço
show
Dia: 15, sábado, às 15h30
Local: Terraço

Vibrafonista, percussionista, arranjador e diretor musical, Ricardo Valverde já acompanhou nomes consagrados da MPB, como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Paulo Moura, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, entre outros. Seu trabalho mais recente aconteceu em 2014, como diretor musical da cantora Marina de la Riva em um show em homenagem a Dorival Caymmi. No trio que leva seu nome, Valverde é acompanhado por Luizinho 7 Cordas (Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Ângela Maria, Noite Ilustrada, Cartola, Martinho da Vila, Clara Nunes, Beth Carvalho, João Nogueira), considerado por muitos, o melhor violonista de 7 cordas em atividade no Brasil, e Rafa Y Castro (Jamelão, Alcione, Noca da Portela, Wilson Moreira, Maria Bethânia e Toninho Horta), coordenador de Percussão do projeto Guri.

H.A.M.L.E.T.
teatro
Dia: 17, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Inspirado no famoso texto homônimo de William Shakespeare, o dramaturgo Roberto Alvim – criador do Club Noir junto com Juliana Galdino – faz em H.A.M.L.E.T. uma atualização dos conflitos vividos pelo príncipe da Dinamarca, na qual os personagens originais são transportados para uma atmosfera de delírio ambientada em uma metrópole.

Ficha Técnica:
Direção: Juliana Galdino
Texto: Roberto Alvim
Elenco: Arthur Rangel, Danilo Rodrigues, Filipe Lacerda, Luísa Michelette, Renato Forner, Taynã Rodrigues e Vinicius Tardelli

Tira-linhas
exposição
Dia: 18, terça-feira, às 19h30
Local: Hall principal

Criada por Marcia Pastore, Tira-linhas é composta por cinco esculturas, cada uma funcionando como um grande compasso sobre uma lousa. Colocada ao longo da entrada principal da Biblioteca, a obra convida a interação dos visitantes: a movimentação dos braços do compasso – que possuem um giz numa ponta e um apagador em outra – produzem um movimento contínuo que cria uma linha no chão a qual é, em seguida, apagada antes que o círculo se complete. A exposição, contemplada pelo ProAC, ficará na BMA de 19 de agosto a 3 de outubro.

Lançamento de André Mesquita
lançamento
Dia: 21, sexta-feira, às 19h30
Local: Auditório

A BMA convida para o lançamento do livro Esperar não é saber: arte entre o silêncio e a evidência, resultado da pesquisa do historiador André Mesquita que, a partir da análise de trabalhos de artistas e ativistas, documentos desclassificados, notícias, fotografias e vídeos, reflete sobre a violência praticada como política de Estado e sobre o potencial crítico de ações artísticas e políticas ocorridas muitas vezes à margem do sistema da arte. O projeto desta edição foi contemplado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014.

Mestre Ananias e Grupo Garoa
do Recôncavo - Samba na varanda
show
Dia: 22 de agosto, sábado, às 14h30
Local: Terraço

Reconhecido como Patrimônio Imaterial e Oral da Humanidade (Unesco, 2005), o samba de roda do Recôncavo Baiano é uma das expressões mais festivas e encantadoras da cultura popular brasileira. Sediado na Casa Mestre Ananias, o grupo Garoa do Recôncavo especializou-se no gênero do Samba de Roda, mantendo características comuns às formações tradicionais existentes na Bahia, como o canto em duas vozes e o uso da viola-machete como instrumento central. Com seu trabalho, o grupo busca preservar a tradição do samba chula, que hoje corre risco de se extinguir na sua região de origem. O show faz parte da série Samba na Varanda da BMA.

Grupo O Núcleo – Zona Oeste
teatro
Dia: 24, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Realidade e delírio se misturam numa casa onde M vive sozinha, imersa em lembranças e fabulações sobre seu passado feliz. Em meio a sentimentos de que sua vida fora outrora muito melhor, a protagonista tenta buscar sentido para sua existência, ao mesmo tempo que sente ser o mundo fora da casa tão cinza quanto seu mundo interior.

Ficha Técnica:
Direção: Anna Galli
Elenco Kkau Tolentino

Aureus Duo
show
Dia: 25, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

Chopin, Debussy, Villa-Lobos e Piazzola são alguns dos compositores apresentados pelo duo formado pela harpista Rafaela Lopes e o flautista Marco André dos Santos. A junção dos timbres delicados e misteriosos da flauta e da harpa garantem ao espetáculo uma sonoridade extremamente sentimental e peculiar, que tanto inspirou a criatividade desses e de tantos outros criadores da música mundial.

Come Together Project
show
Dia: 26 de agosto, às 20h
Local: Auditório

O duo formado pelo violeiro Neymar Dias e pelo contrabaixista Igor Pimenta lança “Come Together Project”, com arranjos intimistas para canções do quarteto inglês The Beatles.

Paulo Bellinati e Cristina Azuma
show
Dia: 28, sexta-feira, às 20h
Local: Auditório

Bellinati e Azuma apresentam um recital de músicas do CD Pingue-Pongue, que saiu no Brasil pelo selo Delira Música. O programa é um tributo ao violão brasileiro: valsas e choros tradicionais serão apresentados ao lado de composições de Garoto, Tom Jobim e dos próprios violonistas. O show faz parte da programação do projeto BMA Instrumental.

João Poleto - Chorinho no terraço
show
Dia: 29, sábado, às 15h30
Local: Terraço

Flautista e saxofonista, João Poleto gravou nos mais recentes trabalhos de Fabiana Cozza, Carlinhos Vergueiro, Borba e Rogério Rochilitz. Em 1994, Poleto ganhou o prêmio APCA pela música da peça Entre o Céu e o Mar e, em 2004, o prêmio Shell de melhor música pela peça Bodas de Sangue. Já acompanhou artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Noite Ilustrada, Ângela Maria, Beth Carvalho, Maria Alcina, Riachão, Elton Medeiros, Dona Ivone Lara, Billy Blanco, Aldir Blanc, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Ná Ozzetti.

Quando eu era bonita
teatro
Dia: 31, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Duas mulheres lindas, mas que não sabem que ainda conservam a mesma beleza, falam do tempo em elas bebiam e não ficavam bêbadas. Pelo menos, não tão bêbadas.

Ficha Técnica:
Direção e texto: Elzemann Neves
Elenco: Lulu Pavarin e Ester Laccava