Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade Junho/2014

Junho 2014

“O Cinema brasileiro” 

Exposição

De segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Local: Sala de Artes Sérgio Milliet

[Ação!] No dia 19 de junho, celebra-se o “dia do cinema brasileiro”. A trajetória do cinema em terras tupiniquins passou por diferentes fases, marcadas por altos e baixos. Influenciados pelo cinema estrangeiro, os cineastas brasileiros procuraram explorar características do Brasil em suas produções. A Sala de Artes Sérgio Milliet selecionou diferentes obras para ilustrar essa história. Confiram! [Corta!]

Centenário de nascimento Iberê Camargo (1914 – 1994)

Exposição

De segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Local: Sala de Artes Sérgio Milliet

Em comemoração ao centenário de nascimento do pintor, desenhista, gravador e professor Iberê Camargo, a Sala de Artes Sérgio Milliet selecionou alguns livros que tratam do artista e suas obras. Aproveitando a homenagem destacamos o Centro Cultural Banco do Brasil e a Fundação Iberê Camargo que organizaram exposição gratuita em cartaz até 7 de julho de 2014.

O Alienista

teatro
Dia 2, segunda-feira, das 19h às 20h30
Local: Auditório
 
Um dos clássicos de Machado de Assis recebe encenação do Grupo de Estudo Permanente do Teatro dAdversydade. O médico Simão Bacamarte, protagonista da história, decide entrar no campo da psiquiatria. Aos poucos, vai internando os habitantes de Itaguaí, sua cidade natal, no manicômio Casa Verde criado por ele, até quase toda a cidade ser considerada insana. No desenrolar do texto, entre revoltas e fatos curiosos, o médico percebe que sua teoria é incorreta, solta todos os internos e decide isolar-se na Casa Verde por achar que ele é o único mentalmente perturbado.
Após o espetáculo, será realizado um debate.
 
Ficha técnica
Texto: Machado de Assis 
Dramaturgia: Hercules Maa Kostisifas
Direção: Marco Antonio Garbellini
Codireção: Luan Chaves
Elenco: Maria Rita Sodré e Marco Antonio Garbellini
 
Leitores e Leituras
roda literária
Dia 4, quarta-feira, das 18h às 19h
Local: Sala de Convivência
 
Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na Sala de Convivência da Circulante, encontros de leitores. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de relatar impressões e informações de seus próprios textos ou de obras publicadas.
Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.
 
Lançamento postergado para o dia 3/7
Dexistir, de Natame Diniz 
lançamento de livro
Dia 6, sexta-feira, das 19h às 22h
Local: Terraço
 
A jovem escritora Natame Diniz lança na BMA seu livro de estreia Dexistir (Ed. Patuá). Nele, a paulistana vai da prosa à poesia, caminha por assuntos como o corpo e a casa, a natureza e a escrita, e mantém um diálogo sensível com suas vivências.
Sobre a obra, a escritora e educadora Ângela Castelo Branco escreve: “É de uma pretensa responsabilidade com o impossível que se trata. Não se pode escrever o afeto, porque a escrita é sempre depois, sempre mais tarde, e, no entanto, se escreve. Não se pode nomear o silêncio de uma mulher escrevendo, mas, no entanto, estamos a lê-la. A escrita é então este espaço da possibilidade na impossibilidade, onde algo pode acontecer. E acontece”.
 
Chorinho no Terraço
show
Dias 7 e 21, sábado, das 15h30 às 17h
Local: Terraço
 
Inspirados no pensamento de Mário de Andrade, o Quinteto Pauliceia (referência à obra homônima de Mário) estabelece suas diretrizes artísticas (formação instrumental, gênero musical e repertório) baseando-se na junção do popular e do erudito, abordagem frequentemente encontrada na obra do escritor.
O grupo é composto de músicos com vasta experiência e intensa atividade profissional: Emiliano Castro (violão de sete cordas), Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro) e Fabio Leão (violoncelo, instrumento que dá ao Quinteto Pauliceia uma formação bastante original).
 
Clube de Leitura
roda literária
Dia 11, quarta-feira, das 19h às 20h
Local: Sala de Convivência
 
Em parceria com a Companhia das Letras a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. Prática muito comum em vários países, o objetivo do Clube de Leitura é promover uma discussão informal sobre alguma obra literária. Para o mês de junho, selecionamos o livro A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli.
Na ocasião, aproveite para já retirar o livro Desonra, de J. M. Coetzee, selecionado para o Clube do mês de julho.
 
IV Buena Noche – Festival de Curtas da ETEC Jornalista Roberto Marinho
cinema
Dia 13, sexta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório

O IV Buena Noche é um festival audiovisual promovido pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho e pelos alunos do curso de Produção de Áudio e Vídeo. Serão exibidos documentários de curta-metragem que apresentam temas como superação, racismo, videoativismo e games. Servem de cenário aos filmes espaços de São Paulo como a Galeria do Rock e o Mercado Municipal.

Samba na Varanda
show
Dia 14, sábado, das 14h30 às 17h
Local: Terraço

Os espetáculos apresentarão um repertório com as diversas vertentes do samba, como de terreiro, de partido-alto, de roda, do recôncavo baiano, de gafieira etc.
A cada mês, um recorte temático diferente, dialogando com efemérides, eventos marcantes ou com a programação da Biblioteca. Em junho, por ocasião da Copa do Mundo, o tema é brasilidade e futebol.

Ficha técnica
Voz: Adriana Moreira
Violão e direção musical: Junior Pita
Cavaquinho: Lucas Arantes
Trombone: Allan Abbadia
Pandeiro: Roberto Amaral
Percussão geral: Rafael Toledo
Cuíca, tamborim e repique: Alfredo Castro
Surdo e atabaques: Raphael Moreira
Técnico de som: Pedro Romão
Curador: Geraldo Campos
Produção: André Albregaard

Constelações
exposição de gravuras
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Hemeroteca

Com a curadoria de Mayra Laudanna, a artista Heloisa Pires Ferreira registra o ódio e a injustiça na América Latina por meio de gravuras, propondo discursos intercambiáveis entre o cósmico e o político.
Numa obra em que sóis, luas, estrelas e mapas de países latino-americanos e estados brasileiros se metamorfoseiam em cores e seres, a artista consegue representar as dimensões estética e moral a um só tempo.

A Procissão
teatro
Dia 16, segunda-feira, das 19h às 20h30
Local: Auditório

A peça é o monólogo de Zé, um contador de histórias que participa de uma romaria. Entre velas e lampiões, com serenidade ele fala sobre a sobrevivência, a fé e a busca do ser humano. Com cenário simples, a peça destaca-se pela poesia e pelo humor, embalados ao som de viola e percussão, instrumentos típicos nessas andanças. O texto e a direção são do ator Gero Camilo, que tem trabalhos premiados no teatro e no cinema. Participam os músicos Eugênio La Sálvia e Zé Modesto.

Aline Guarato: Caminhos
exposição de fotografias
Dia 26, quinta-feira, às 18h30 (abertura) – Até 12 de julho
De segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Local: Sala Expositiva - 3º andar

As fotografias de Aline Guarato retratam o cotidiano marcadamente urbano e caótico da cidade de São Paulo. Por meio de uma câmara de celular, a artista faz recortes e combinações cromáticas singulares da metrópole.

BMA Instrumental
show
Dia 27, sexta-feira, das 19h às 20h
Local: Auditório
Toda última sexta-feira do mês, a Biblioteca Mário de Andrade traz ao público renomados instrumentistas para um show de MPB instrumental no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.
Para a apresentação de junho, o curador Swami Jr., um dos músicos brasileiros mais prestigiados da atualidade, convidou o quarteto do clarinetista Alexandre Ribeiro, formado ainda por Gian Correa, no violão de sete cordas, Henrique Araújo, no cavaco e no bandolim, e Léo Rodrigues, no pandeiro.

Como se tornar uma pessoa pior
teatro
Dia 30, segunda-feira, 19h às 20h30
Local: Auditório
 
A atriz Lulu Pavarin interpreta a personagem Amabile, mulher de meia idade que, após diversos relacionamentos destrutivos, resolve permanecer em seu apartamento quase solitária, somente na companhia de uma samambaia e de uma garrafa de uísque.
 
Ficha Técnica
Direção: Mário Bortolotto
Texto: Germano Melo e Michelle Ferreira
Argumento: Lulu Pavarin
Codireção: Germano Melo
Cenário: André Cortez
Figurino: Paulo Valéria Andrade e Lulu Pavarin
Iluminação: Marcus Cardeliquio
Sonoplastia: Fernando Martinez e Rafael Burgos
Cenotécnico: Ivan Fagundes
Produção executiva: Dani Dezan e Lulu Pavarin

*Haverá distribuição de senhas uma hora antes do evento

Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br