Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade - Abril/2014

ABRIL 2014

Democracia na História

(palestra)

Dias 3, 10, 17 e 24; das 19h às 20h30 (distribuição de senhas uma hora antes do evento)

Com o objetivo de promover a discussão em torno dos diversos agentes sociais que compuseram as manifestações de junho de 2013, o ciclo pretende fornecer aos cidadãos o conhecimento histórico de vários períodos no Brasil, em que as crises levaram ao surgimento de modelos políticos mais democráticos, em alguns casos, ou mais autoritários, em outros.

De modo a ampliar a reflexão sobre o tema e a contribuir para a discussão sobre o rumo que os protestos têm tomado nestes últimos tempos, a Biblioteca reúne uma equipe de acadêmicos consagrados como os de Alyssom Mascaro, Gerard Dumènil, Paulo Arantes, Milton Pinheiro, Jõao Quartim de Moraes e Paul Singer.

Dia 3 - Alysson Mascaro

Dia 10 - Paulo Arantes, Milton Pinheiro e João Quartim de Moraes. Mesa especial sobre os 50 anos do golpe

Dia 17 - Paul Singer

Dia 24 - Gerard Dumènil


O grupo é constituído por músicos com vasta experiência e de intensa atividade profissional. O gênero musical principal adotado é o chorinho, que tem suas raízes na música popular urbana e, com a riqueza instrumental de suas composições, justifica sua inserção na categoria erudita.

 

A proposta de junção do popular e do erudito já está na formação instrumental do grupo em um quarteto clássico de chorinho (Emiliano Castro no violão 7 cordas, Gabriela Machado na flauta transversal, Ildo Silva no cavaquinho e Douglas Alonso no pandeiro) acompanhado por um violoncelo com Fábio Leão, instrumento normalmente circunscrito ao meio erudito, o que faz do Quinteto Paulicea uma formação bastante original.
 
Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br