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Perguntas frequentes

01) Preciso me inscrever na biblioteca para frequentá-la?

Não, a Biblioteca é de livre acesso (os setores de Obras Raras, Mapoteca, Multimeios e Hemeroteca, atendem mediante agendamento). A inscrição é necessária somente para o empréstimo de material.

02) Como faço para emprestar livros na biblioteca circulante? Preciso de carteirinha?

Se você já tiver inscrição em alguma Biblioteca do Sistema Municipal de Bibliotecas (carteirinha de papel emitida pelas bibliotecas do Sistema) e se ainda estiver dentro do prazo de validade, você poderá utilizá-la na Circulante (lembramos que algumas bibliotecas utilizam também o cartão do leitor com foto). Se não tiver, basta trazer um documento oficial com foto e um comprovante de endereço recente (até 90 dias) em nome do interessado, dos pais ou do cônjuge (neste caso, será necessário apresentar a certidão de casamento), da região metropolitana de São Paulo. Essa carteirinha pode ser utilizada em qualquer biblioteca do Sistema Municipal.

03) Qual a validade da inscrição na biblioteca circulante? E como faço para renovar meu cadastro?

É de 01 (um) ano a partir da data de cadastramento. A renovação é efetuada mediante apresentação de comprovante de residência atual e documento pessoal com foto.

04) Posso me inscrever nesta biblioteca mesmo morando em outro bairro?

Sim, você pode escolher a biblioteca na qual quer realizar sua inscrição. Essa carteirinha servirá para você fazer empréstimos em qualquer biblioteca do Sistema Municipal de Bibliotecas. 


05) O que faço se perder a carteirinha da biblioteca (papel)?

Você deve informar, o mais rápido possível, a biblioteca onde foi feita sua inscrição, para que não haja uso indevido de sua carteirinha e para que seja providenciada uma nova via.

06) Quantos itens da Biblioteca Circulante posso retirar por vez e quantos dias posso ficar com eles? E as renovações?

O usuário individual pode retirar no máximo 4 (quatro) itens com um prazo de empréstimo de 14 (catorze) dias, podendo ser renovado por 1 (uma) vez.

O pesquisador/professor pode retirar no máximo 4 (quatro) itens com um prazo de empréstimo de 21 (vinte e um) dias, podendo ser renovado por 1 (uma) vez.

As pessoas com deficiência podem retirar no máximo 4 (quatro) itens com um prazo de empréstimo de 28 (vinte e oito) dias, podendo ser renovado por 1 (uma) vez.

As instituições podem retirar no máximo 4 (quatro) itens com um prazo de empréstimo de 21 (vinte e um) dias, podendo ser renovado por 1 (uma) vez.

A renovação dos empréstimos poderá ser feita pelo site, pessoalmente, por telefone ou e-mail com 1 ou 2 dias de antecedência.

07) Posso fazer reserva para empréstimo de uma publicação ou CD/DVD da Biblioteca Circulante? 

Sim, você pode reservar o material, caso esteja emprestado. A reserva poderá ser feita pessoalmente, por e-mail (circbma@prefeitura.sp.gov.br) ou por telefone (11- 3775-0004, ou 11- 3775-0006), informando o título da obra, seu nome completo e dados para contato. O atendimento à reserva obedece à ordem cronológica dos pedidos e o prazo para retirada é de 2 (dois) dias úteis, incluindo os sábados. A Biblioteca entrará em contato com o usuário sempre que possível, por telefone e/ou e-mail, para informar sobre a disponibilidade do material reservado.
Atenção: o serviço de reserva está temporariamente indisponível.

08) O que acontece no caso de atraso na devolução?

Procure não atrasar a entrega da obra, pois prejudicará outros leitores. Se acontecer, você ficará suspenso por igual período do atraso. Como o cadastro é único para todo o Sistema Municipal de Bibliotecas, quem atrasar em uma biblioteca, não poderá retirar material nas outras enquanto durar a suspensão.

09) E se eu perder algum material emprestado da seção circulante?

Cuide bem para não perder. Se isso ocorrer, você terá de providenciar a reposição da obra por um exemplar idêntico, no prazo de 15 (quinze) dias, conforme consta no regulamento. Enquanto a obra não for reposta, você não poderá retirar material nas bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.

10) Posso usar meu laptop ou notebook?

Utilize os equipamentos de preferência com a própria bateria; é permitido usar as tomadas elétricas quando houver pontos na sala de leitura, porém a biblioteca não se responsabiliza por possíveis danos. É de responsabilidade do usuário o cuidado com seus pertences e objetos pessoais.

11) Posso usar o computador da Biblioteca para imprimir arquivos do meu pendrive e digitar meus trabalhos?
 
Não, os computadores são configurados somente para acesso ao Catálogo Eletrônico das bibliotecas públicas do Município e para assistir aos DVDs da Biblioteca.  

12) Posso entrar com alimentos e bebidas na biblioteca?

Não é permitido comer ou beber nas salas que contêm acervo, com exceção de garrafas de água que, por questões de preservação da coleção, devem ser mantidas no chão.

Para o consumo de alimentos na BMA existe a área externa do deck.

13) Posso usar telefone celular nas bibliotecas?

Desligue o som do seu celular ao entrar na biblioteca. Se for necessário utilizá-lo, dirija-se a um local que não atrapalhe os demais usuários. Dentro dos acervos, o uso de celular não é permitido.

14) Posso fotografar ou filmar nas dependências das bibliotecas?

Fotografias e filmagens devem ter autorização da coordenação da biblioteca.

 15) É possível fazer visita monitorada na Biblioteca?

Sim. Nessa visita, fazemos uma apresentação da Biblioteca e orientamos sobre a consulta ao catálogo e a pesquisa em nosso acervo. É necessário agendar através do preenchimento deste formulário
Para maiores informações, clique aqui

16) Com o que não posso entrar biblioteca? 

Não é permitido entrar na biblioteca com qualquer tipo de alimento, pastas, fichários, sacolas, mochilas, ou bolsas. Máquinas fotográficas, filmadoras, escâneres e outros aparelhos captadores de imagem só são permitidos mediante autorização da Coordenação da Coleção. 

17) Há armários (guarda-volumes) para o público deixar seus materiais? 

Sim, há guarda-volumes, mas só é permitido usá-los enquanto você estiver na Biblioteca e é de sua inteira responsabilidade a conservação da chave do armário. Sendo assim, a Biblioteca Mário de Andrade e seus funcionários não se responsabilizam por eventuais perdas e roubos de objetos que estejam no guarda-volumes em virtude de extravio.

18) Onde posso ter informações sobre as bibliotecas públicas da cidade?

No site do Sistema Municipal de Bibliotecas (www.bibliotecas.sp.gov.br), há informações sobre as bibliotecas públicas da cidade, inclusive sobre a Mário de Andrade. Além do site, permanentemente atualizado, é possível escrever para o e-mail atendimentobma@prefeitura.sp.gov.br para eximir eventuais dúvidas.

19) A Biblioteca tem rede wireless (Internet sem fio)?

O acesso à internet sem fio dentro da Biblioteca Mário de Andrade é disponibilizado através da rede Wifi Livre SP.


20) Onde registro os direitos autorais de meu livro, poesia ou música?

Em São Paulo, há o Posto Estadual do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional. Endereço: Rua General Julio Marcondes Salgado, 234 - Campos Elíseos - São Paulo, CEP: 01201-020 e o horário de atendimento é das 10h às 16h. Tel: (11) 3825-5249.

21) Como faço para trabalhar na Biblioteca?

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) oferece vagas por meio de concursos públicos, divulgados no Diário Oficial, ou para estágio.
Para estagiar na BMA é necessário se cadastrar no site do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola. Uma vez cadastrado, o estudante deve manifestar seu interesse pelas vagas da Prefeitura Municipal de São Paulo, pois a Biblioteca Mário de Andrade é um Departamento da Secretaria Municipal de Cultura. O CIEE faz a indicação para a biblioteca, baseando-se no perfil do estudante e no perfil da vaga de estágio disponível, mas a Biblioteca também pode fazer a indicação, após uma avaliação do currículo e entrevista. Se aprovado, o candidato é encaminhado ao CIEE para fazer a prova de conhecimentos gerais e dar início ao processo de contratação. 

23) Posso propor ou apresentar algum projeto cultural para a programação da Biblioteca Mário de Andrade?

Sim. A Supervisão de Ação Cultural recebe propostas de projetos culturais para complementar a programação da Biblioteca Mário de Andrade. O formulário  de projetos deve ser solicitado pelo email: bma@prefeitura.sp.gov.br. A comissão de programação avaliará a proposta e caso haja interesse por parte da Biblioteca, o proponente será contatado pela equipe de Ação Cultural, por e-mail ou telefone.

24) Como posso acessar a programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade?

A programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade é publicada mensalmente em seus canais institucionais:

Site
www.bma.sp.gov.br

Issuu
http://issuu.com/bma1925

Revista Em Cartaz
Distribuída nos equipamentos culturais mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura Agenda imprensa: distribuída gratuitamente na Biblioteca Mário de Andrade e instituições culturais.

E nas redes sociais: 

Facebook
https://www.facebook.com/BibliotecaMariodeAndrade

Twitter
@bibliotecabma