Visite a Coleção Geral da Biblioteca Mário de Andrade

Mais de 200 mil volumes em humanidades e literatura estão disponíveis para consulta de segunda a sexta, das 8h30 às 17h00

Share/BookmarkCompartilhe

A Coleção Geral, iniciada com a criação da Biblioteca, em 1925, e conservada em onze andares da Torre, abrangia, inicialmente, todas as áreas do conhecimento. Desde 2007, no entanto, devido ao significativo aumento na quantidade de livros publicados, o desenvolvimento de bibliotecas universitárias e especializadas na cidade e naturais limitações de espaço físico, restringiu-se a Literatura e Humanidades. Desde então, as compras e doações incorporadas ao acervo têm-se pautado por essas diretrizes.

Apenas parte dessa coleção está acessível pelo catálogo online, mas grandes descobertas têm sido feitas no catálogo em fichas.

Confira algumas das preciosidades da Coleção Geral:

Война и мирb (Guerra e Paz), 1915, em 4 volumes
Leon Tolstoi
Edição em russo de 1915 do clássico da literatura universal. A CG possui praticamente todas as traduções e adaptações para o português, além de edições em francês e espanhol, desta e de outras obras de Leon Tostoi.
Localização: 891.733 T121

El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha, 1916, em 2 volumes
Miguel de Cervantes
Edição em espanhol ilustrada de 1916 em capa dura, desta que é considerada a maior obra literária de todos os tempos, e fundadora do romance moderno. A CG possui a obra completa de Cervantes em diversos idiomas.
Localização: 1916. 863.32 C10

Justiça para a Hungria, 1937. 207 p.
Liga húngara-brasileira
Rara publicação da Liga húngara-brasileira, grupo fascista de imigrantes húngaros residentes em São Paulo, que trata da história da Hungria e da perda de território para países vizinhos, um dos fatos desencadeadores da 2ª Guerra Mundial.
Localização: 940 D d 51

Brasil, um refúgio nos trópicos: a trajetória dos refugiados do nazi-fascismo = Brasilien, Fluchtpunkt in den Tropen: Lebenswege der Flüchtlinge des Nazi- Faschismus, 1996. 254 p.
Maria Luiza Tucci Carneiro
Resultado de uma exposição iconográfica sobre refugiados e exilados no Brasil, realizada em 1996. Escrita em português e alemão, a obra debruça-se, principalmente, sobre os aspectos socioculturais dos imigrantes.
Localização: 940.53 C289b

Notas de um velho safado, 1985. 175 p.
Charles Bukowski
Edição esgotada, que conta as aventuras e desventuras deste autodenominado “velho safado”, e suas histórias sujas, que, para alguns leitores, são apenas obscenas, fantásticas e odientas, mas, para outros, revelação, encontro e mudança.
Localização: 813.5 B932n