Biblioteca tem sucesso de público após reabertura

Com um público de mil pessoas por dia utilizando seu acervo e com uma programação cultural de primeira a Biblioteca Mário de Andrade definitivamente conquistou a população da cidade de São Paulo

Share/BookmarkCompartilhe

Desde 25 de janeiro, quando da reabertura ao público dos serviços e acervos de seu edifício principal, a Biblioteca Mário de Andrade tem apresentado um público considerável, que chega a superar a marca de mil usuários por dia. Essa afluência de público deve-se à visibilidade dada pela imprensa, sobretudo por ocasião do evento de reabertura, mas também têm de ser considerados outros fatores não menos relevantes, como a importância cultural da Biblioteca na cidade e no país e o restauro de um edifício que é um ícone na cidade. No entanto, nenhum desses fatores conseguiria garantir e manter por tempo mais prolongado os altos índices de visitação que têm sido registrados, não fora a qualidade de seu atendimento, de seu acervo e de sua programação. Não menos importante é seu amplo horário de atendimento: a Circulante funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h30 e aos sábados, das 10h00 às 17h00.

A Biblioteca só tem sentido quando acontece o encontro com o público, quando estimula a reflexão e a discussão, quando seus livros são lidos e a informação disponível utilizada. Para conseguir isso, a Mário de Andrade atua, de forma articulada, em diferentes frentes. A estratégia, que tem provado sua eficácia, consiste em desenvolver um trabalho integrado das áreas de acervo, atendimento e programação. A programação, ao iluminar o acervo e estimular o seu uso, ao atrair públicos para uma aproximação às várias linguagens artísticas e ao convidar à reflexão e à discussão ajuda a formar públicos para a leitura, para o consumo prazeroso - e, espera-se, também crítico - das obras que tratam da literatura, das artes e das ciências humanas.

É por meio dessa estratégia de integração de suas ações e pela articulação com as instituições culturais, educacionais e sociais da cidade que a Biblioteca Mário de Andrade retoma, gradualmente, seu lugar no circuito cultural de São Paulo.