Encontro enfoca a herança cultural dos imigrantes

Marcando a reabertura da Biblioteca Mário de Andrada, serão promovidas mesas-redondas seguidas por apresentações musicais

Share/BookmarkCompartilhe

Para marcar a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do País, sua diretora, Maria Christina Barbosa de Almeida, pensou na realização de um evento que ressaltasse a importância de seu vasto acervo e sua acessibilidade à população da cidade em geral, em toda a sua diversidade cultural. Algo que também pudesse promover o local como um polo de encontro e intercâmbio entre as muitas comunidades que integram a metrópole. Foi assim que nasceu o ciclo São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas. “Nesses encontros semanais, pretendemos aproximar o público dessa temática, mostrando a forma como os imigrantes e seus descendentes encontraram de relacionar sua herança com as influências transculturais da cidade”, conta Maria Christina.

Formado por uma mesa-redonda, na qual especialistas debatem suas experiências de integração cultural em São Paulo, cada encontro enfoca um grupo diferente de imigrantes. Em seguida, há uma apresentação musical com obras compostas pelos povos abordados.  

O ciclo teve início em janeiro e tratou da comunidade árabe. Este mês, é a vez dos italianos, dos russos, dos japoneses e dos alemães. Em março, serão enfocadas as comunidades húngara, andina e judaica; em abril, a espanhola, a polonesa, a portuguesa e a coreana. Os povos africanos encerram a programação em maio.

Como curadora da parte musical foi convidada a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer. Em 2004, depois de um trabalho de três anos de estudo junto a 13 núcleos de imigrantes, ela lançou o CD-livro duplo Cancioneiro da Imigração – Memória Musical Brasileira. “Os recitais na Biblioteca, de certa forma, dão continuidade aos concertos mostrados quando o CD foi lançado. Na ocasião, os grupos apresentavam o que eu denomino ‘memória do navio’, já que a maioria das composições eram aquelas que vieram com os primeiros imigrantes”, afirma Anna. Desta vez, as apresentações mostram o que fazem os descendentes daquelas levas de estrangeiros. “Além disso, é abordado o intercâmbio que realizam com os brasileiros e com integrantes de outras comunidades residentes em São Paulo”, explica a curadora.

Confira a programação aqui

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade - Auditório. Rua da Consolação, 94 – Consolação. Centro. Tel. 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô.