Balanço 2010

Direção da Biblioteca Mário de Andrade faz balanço do ano de 2010

Se tivermos de resumir em uma palavra o que foi o ano de 2010 para a equipe da Biblioteca, escolheremos a palavra construção.

Construção de obras físicas – finalização da reforma do edifício principal e continuidade da reforma do anexo; construção de equipe – seleção de novos colaboradores em decorrência da reestruturação da Biblioteca, integração e desenvolvimento de todos; construção de políticas e procedimentos; construção / formação de novos públicos e de novas relações com esses públicos.

Abrir a Circulante em meio às obras e à carência de recursos humanos foi um ato de coragem, mas seu funcionamento foi uma forma de trazer vida e motivação à equipe, que se sentia desgastada com o trabalho invisível (porque sem público) e em meio à tensão da reforma. A abertura da Circulante trouxe a merecida visibilidade à Biblioteca e a intensa e abrangente cobertura de mídia mostrou sua importância cultural na cidade. Mais que isso, os altos índices de frequência – em média 700 pessoas por dia – mostraram que a Mário tem uma função social a cumprir e que temos de corresponder com a melhor qualidade de atendimento que nos for possível oferecer à população.

Em 25 de janeiro de 2011, data de aniversário da cidade, a Biblioteca Mário de Andrade estará totalmente aberta à população. Estarão novamente acessíveis as coleções de Atualidades – jornais e revistas correntes; Artes; Mapoteca e Obras Raras e Especiais. Para isso, toda a equipe está trabalhando muito: 300 mil livros estão sendo desencaixotados, higienizados e recolocados nas estantes da torre e nas salas especiais. Novos livros e periódicos têm sido adquiridos, catalogados e preparados para consulta. Livros antigos estão sendo gradualmente recatalogados para constarem do sistema online. Enfim, todas as equipes – técnicas, administrativas e de atendimento – estão trabalhando sem poupar esforços para que a reabertura seja um sucesso e a população tenha a sua maior biblioteca pública revitalizada.