Publicações do Plano Nacional do Livro e Leitura-PNLL são lançadas na Biblioteca Mário de Andrade

O Salão Oval da Biblioteca Mário de Andrade foi o lugar escolhido por seu ex-Diretor, Prof. José Castilho Marques Neto, Secretário Executivo do PNLL e presidente da Editora da Unesp, para um balanço das realizações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (2006-2010)

Share/BookmarkCompartilhe



A trajetória do PNLL durante o período de 2006 a 2010 foi documentada em duas publicações organizadas pelo Prof. José Castilho Marques Neto: o Caderno do PNLL edição atualizada 2010 e o livro PNLL: textos e histórias (2006-2010). O Caderno do PNLL: edição atualizada 2010 apresenta os princípios norteadores, os objetivos, a estrutura de implementação, o financiamento e os quatro eixos de ação do Plano, quais sejam: democratização do acesso, o fomento à leitura e formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro. Na publicação PNLL: textos e histórias (2006-2010),  foram reunidos, além dos documentos que deram origem ao PNLL, artigos de escritores, gestores culturais e outros sobre a importância e o impacto do Plano na sociedade brasileira.

Para Castilho, nada mais adequado do que a Biblioteca Mário de Andrade para o lançamento dos resultados e perspectivas do plano. Segundo ele, trata-se de um espaço que representa um dos principais símbolos de resistência e de promoção do livro e da leitura na cidade de São Paulo.

O encontro contou com autoridades do Ministério da Cultura, representantes de editoras e instituições culturais, representantes de entidades ligadas ao livro e à leitura, destacando-se Gabriela Gambi, coordenadora geral do PNLL; Fabiano dos Santos Piúba, Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura; Maria Christina Barbosa de Almeida, diretora da Biblioteca Mário de Andrade; Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias; Joaquim Maria Botelho, presidente da União Brasileira de Escritores; José Luiz Goldfarb, curador do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e professor da PUC/SP; Ivone Tálamo, da Imprensa Oficial do Estado, dentre outros.

A mesa, presidida pelo Prof. Castilho, apresentou e discutiu os desafios, as realizações e as perspectivas do PNLL, e destacou a importância da continuidade do Plano e sua relevância  nas políticas públicas de cultura no Brasil, em todos os seus âmbitos: municipal, estadual e federal.

Para mais informações sobre o PNLL e suas publicações clique aqui