Anexo da Biblioteca Mário de Andrade tem licitação iniciada

A Prefeitura lançou, no último dia 20 de outubro, o edital de licitação das obras de construção da Praça das Artes e do Anexo da Biblioteca Mário de Andrade

Ambos os projetos fazem parte do processo de revitalização da região central da Cidade.

A necessidade de uma “segunda torre” para ampliar o espaço da Biblioteca Mário de Andrade já se mostrava aguda há pelo menos 50 anos. Uma notícia publicada no jornal Folha da Manhã em 15 de fevereiro de 1957 já denunciava a urgência que era reconhecida por Sérgio Milliet, diretor da biblioteca na época. 

O prédio localizado na rua Bráulio Gomes foi sede do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) e teve seu uso autorizado pela municipalidade, em 2006, por meio de um termo de permissão do governo do Estado. Com entrega prevista para 2011, o local será transformado em novo anexo da Biblioteca Mário de Andrade.

Um projeto de intervenção na construção foi desenvolvido pelos arquitetos José Armênio Brito Cruz e Renata Semin da empresa Piratininga Escritórios Associados e se transformou num edital de licitação para obras na torre de 16 andares – o prédio principal da biblioteca possui 22 pavimentos.

As obras do prédio que receberá o valioso acervo de periódicos da instituição irão contemplar a modernização das instalações elétricas, hidráulicas, de telecomunicações e climatização. As escadas, esquadrias e dispositivos de prevenção de incêndio serão revistos. A licitação da obra será realizada pela Empresa Municipal de Urbanização – EMURB, contratada pela Secretaria Municipal de Cultura.
A recuperação do prédio do antigo IPESP é uma ação que está inserida no Programa PROCENTRO que visa à recuperação da região da cidade de São Paulo com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. A previsão para conclusão desta obra é de 14 meses e o custo será de R$ 10,8 milhões.