Biblioteca promove leitura de textos de Voltaire de Souza

A Biblioteca Mário de Andrade recebe, nos dias 5 e 6 de dezembro, o Grupo de Teatro - Companhia Linhas Aéreas para apresentar seu projeto de dramaturgia inspirado em personagens do escritor Voltaire de Souza. A programação conta com leituras de textos do cronista e debate sobre o projeto apoiado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

O escritor Marcelo Coelho, colunista do jornal Folha de S.Paulo abre o evento no dia 5, às 19h30, com um histórico da carreira de Voltaire de Souza. Coelho, o verdadeiro criador de Voltaire de Souza (identidade revelada no livro Nada Mais que a Verdade, escrito pelos jornalistas Celso de Campos Jr., Denis Moreira, Giancarlo Lepiani e Maik Rene Lima) contará com a ajuda de integrantes da Companhia Linhas Aéreas, que realizarão leituras de crônicas escritas pelo homenageado. Voltaire de Souza é cronista do jornal Agora e autor de Vida Bandida.

Completa a programação, um encontro com Mauricio Paroni de Castro, diretor da Companhia Linhas Aéreas e o arquiteto e urbanista Antonio Carlos Barossi no dia 6, às 19h30. Paroni de Castro irá apresentar o projeto desenvolvido pela companhia teatral, embasado em textos de Voltaire de Souza e na filosofia do crítico-literário alemão Walter Benjamin sobre o exercício da Deriva. O estudo permite que os atores recriem personagens de Voltaire de Souza em pontos específicos de São Paulo, observando como a cidade exerce influência nos processos artísticos. Antonio Carlos Barossi irá contextualizar a cidade como palco primordial das relações humanas.


Programação

Dia  5 de dezembro, às 19h30
Participação de: Marcelo Coelho
Os atores Roberto de Alencar, Fábio Marcoff, Ziza Brisola, Fernanda Moura e Vanderlei Bernardino irão realizar a leitura de crônicas de Voltaire de Souza.


Dia 6 de dezembro, às 19h30
Participação de Mauricio Paroni de Castro, diretor da Companhia Linhas Aéreas e de Antonio Carlos Barossi, arquiteto e urbanista.