Literatura Russa Pelo Prisma do Amor

O curso propõe uma ampla reflexão estética e filosófica sobre o tema do amor e suas diferentes manifestações na obra e na vida dos escritores e poetas russos dos séculos XIX-XX. Tido como um dos aspectos fundantes da identidade artística e filosófica da literatura russa, clássica e contemporânea, o amor como objeto de questionamento será analisado na obra dos mais importantes nomes da literatura russa: Dostoiévski, Tolstoi, Gógol. Turguêniev, Tchékhov, Tsvetáieva.

Elena Vássina

PROGRAMAÇÃO

03 de abril

Elena Vássina. (Profa. Dra. de Letras Russas na FFLCH / USP, pesquisadora, ensaísta, organizadora de Eterno Tchékhov, Dostoiévski: Literatura e Teatro, Tipologia do simbolismo na cultura russa e ocidental).

Tema: A questão do amor na formação da identidade da literatura russa, clássica e contemporânea.

10 de abril

Adriana Armony. (Professora, escritora, autora de Nelson Rodrigues, leitor de Dostoiévski).

Tema: Demônios e idiotas: sensualidade e compaixão em Dostoiévski.

17 de abril

Bruno Gomide. (Prof. Dr. de Literatura e Cultura Russa da FFLCH / USP, tradutor, defendeu a tese Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil .

Tema: Dostoiévski: amor crítico e crítica amorosa.

24 de abril

Rubens Figueiredo.(Escritor, tradutor de Pais e Filhos de I.Turguêniev e O assassinato e outras histórias de A Tchékhov, autor de As palavras secretas, entre outros).

Tema: O paralelismo e as relações conjugais em Anna Kariênina.

8 de maio

Márcia Vinha. (jornalista, mestranda no programa de Literatura e Cultura Russa da FFLCH/USP, publicou uma série de reportagens sobre a realidade política-cultural russa).

Tema: O amor à luz de Ivan Turguêniev.

15 de maio

Arlete Cavaliere. (Profa Dra de Letras Russas na FFLCH /USP, tradutora e pesquisadora de literatura, cultura e teatro russo, publicou O Nariz e a Terrível Vingança de N.V.Gogol, entre outros).

Tema: Gogol e o riso: o verso e o reverso do amor.

22 de maio

Silvana Garcia. (Profa. Dra. da EAD/USP, pesquisadora e autora de As Trombetas de Jericó: Teatro das Vanguardas Históricas, entre outros).

Tema: O amor da impossibilidade, em Tchékhov.

29 de maio

Aurora Bernandini. (Profa Titular da Pós-Graduação da FFLCH / USP, ensaísta e pesquisadora, tradutora de inúmeras obras de autores russos, entre elas Ka de V.Khlébnikov e O tenente Quetange de I.Tyniánov).

Tema: Vários tipos de amor numa poeta russa do século XX: Marina Tsvetáieva.

Local: auditório da Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, Centro, São Paulo, SP
Datas e horário:às segundas-feiras, de 3 de abril a 29 de maio de 2006, às 19h30
Coordenação do Ciclo: Elena Vássina
Inscrições e informações: tel. (11) 3256 5270, ramal 206, ou kbocchi@prefeitura.sp.gov.br