Seminário “Diálogo das Civilizações” acontece nos dias 9 e 10 de dezembro

A Biblioteca Mário de Andrade e a Tenda Cultural Ortega y Gasset, na USP, recebem a programação Diálogo das Civilizações, coordenado e organizado pela artista plástica Denise Milan e Profa. Dra Olgária Matos nos dias 9 e 10 de dezembro de 2013 na Biblioteca Mário de Andrade e na Tenda Cultural Ortega y Gasset na USP.
 
O evento é copatrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e com realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Tenda Cultural Ortega y Gasset, com o apoio da Universidade Federal de São Paulo, da Aliança Francesa de São Paulo, do Cedars Institute, da Notre Dame University – Louaize, do Lebanon: Land for Dialogue among Civilizations and Cultures e The Council for Research in Values and Philosophy.
 
Durante os dois dias, participarão conferencistas nas áreas de literatura, história, filosofia e artes. Do encontro das tradições da cultura cristã, árabe e judaica da Idade Média com o mundo contemporâneo, este seminário reflete sobre o cosmopolitismo do espírito como um bem coletivo e direito de todos.
 
Coordenação e Organização
Denise Milan
Olgária Matos

Apoio
Universidade Federal de São Paulo
Tenda Cultural Ortega y Gasset
Aliança Francesa de São Paulo
Cedars Institute
Notre Dame University - Louaize
Lebanon: Land for Dialogue among Civilizations and Cultures
The Council for Research in Values and Philosophy

Realização
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – Universidade de São Paulo

Serviço
09 de dezembro, das 9h30 às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo, SP
10 de dezembro, das 10h às 13h, na Tenda Cultural Ortega y Gasset - Rua do Anfiteatro, s/n, Praça do Relógio, Cidade Universitária, São Paulo.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone 11 3237 1898.

Programação:

DIA I – 09 DE DEZEMBRO | LOCAL: BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

9h30 - 10h30: Abertura
Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
Secretário da Cultura de São Paulo, Juca Ferreira

10h30 - 11h: Apresentação
Olgária Matos “O Bom-Encontro: do Uno e do Múltiplo.” Profa. Dra. Depto de Filosofia da FFLCH-USP e da UNIFESP
Denise Milan “A Língua da Terra: um Chão Comum.” Artista multidisciplinar

Mesa I
11h - 12h: Edward J. Alam “O Solo Fértil e Infértil do Líbano.” Prof Dr. da Universidade Americana de Beirute.
12 - 12h30: Alexandre Leone “Tensões e Encontros: Maimônides entre o Aristotelismo Medieval e a Tradição Rabínica.” Prof. Dr. Depto de Letras Orientais da FFLCH-USP
12h30 – 13h: Debate – mediação Olgária Matos

Intervalo 12h30 às 14h

Mesa II
14h30 - 14h45: Gilles Lapouge “A História e suas Metamorfoses: Oriente próximo e Ocidente distante.” Escritor e Jornalista, colaborador de O Estado de S. Paulo.
14h45 - 15h30: Anis Nacrour “Sísifo no Levante”, diplomata francês sênior destacado pelo Serviço de Ação Européia Externa baseado na Síria
15h30 - 16h: Berta Waldman “A Escrita literária de Amós Oz: entre a Intimidade e a Expressão da Esfera Pública.” Profa. Dra. Depto de Letras Orientais da FFLCH-USP
16h – 16h15: Debate – mediação Berta Waldman

Mesa III
16h15 - 16h30: Jamil I. Iskandar “A Filosofia em Árabe e as Três Escolásticas: Judaica, Cristã e Islâmica.” Prof.Dr. Depto de Filosofia da EFLCH-Unifesp
16h30 - 17h: Saul Kirschbaum “O poeta Trodos Abulafia, sua época e sua obra.” Pesquisador Depto de Letras Orientais da FFCH-USP
17h - 17h15: Debate – mediação Jamil I. Iskandar

Mesa IV
17h15 - 17h45: Mamede Jarouche “Rachid Daif, um Romancista Libanês.” Prof.Dr. Depto de Letras Orientais da FFLCH-USP
17h45 - 18h15: Salem H. Nasser “Ser Árabe no Brasil.” Prof. Dr. da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas
18h15 – 18h30: Debate – mediação Mamede Jarouche


DIA 2 - 10 DE DEZEMBRO | LOCAL: TENDA CULTURAL ORTEGA Y GASSET

Mesa I
10h - 11h: Youssef Rahme “História Mundial no Contexto do Líbano: Reflexões no Diálogo das Civilizações e Culturas.” Coordenador do Programa SAIL e membro do Comitê Diálogo das Civilizações e Culturas – Líbano
11h - 11h30: Lawrence E. Sullivan “Árvores sagradas no Líbano e nas culturas indígenas no Brasil.” Presidente emérito e membro sênior do Instituto Fetzer
11h30 -12h: Debate – mediação Salem H. Nasser
12h – 13h: Encerramento com mesa reunindo todos os participantes e aberta para questões do público – mediação Denise Milan.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – Universidade de São Paulo

Serviço
09 de dezembro, das 9h30 às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo, SP
10 de dezembro, das 10h às 13h, na Tenda Cultural Ortega y Gasset - Rua do Anfiteatro, s/n, Praça do Relógio, Cidade Universitária, São Paulo.

Palestrantes

Berta Waldman
Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela USP, atualmente professora titular aposentada da USP e da Unicamp. Dentro da área de Letras, desenvolve trabalho voltado à Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Literatura Israelense, e Literatura Judaica, pesquisando principalmente sobre literatura brasileira e imigração, literatura brasileira contemporânea, literatura comparada, literatura hebraica e judaica contemporâneas.

Jamil Ibrahim Iskandar
Doutor em Filosofia pela Unicamp, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia árabe, educação, Avicena, metafísica e ética.

Edward J. Alam
Doutor em filosofia pela Universidade de Utah, Estados Unidos, e professor na Universidade Notre Dame Louaizé, Líbano, onde leciona nas áreas de filosofia, estudos culturais, e teologia. Atualmente é diretor do Conselho de Pesquisa em Valores e Filosofia no Oriente Médio do Conselho, discutindo desafios contemporâneos a partir de valores de diferentes heranças culturais, e diretor da iniciativa “Líbano: Terra de Diálogo entre Civilizações e Culturas”.

Mamede Mustafa Jarouche
Professor livre-docente da USP em Literatura Árabe, atuando principalmente nos temas orientalismo, narrativa árabe, cultura árabe, Oriente Médio. Tradutor do árabe, foi responsável, entre diversas publicações, pela nova versão traduzida diretamente do árabe do “Livro das Mil e Uma Noites”.

Olgária Matos

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo - USP e do Depto de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Atua principalmente na área da História da Filosofia, nos temas tempo, filosofia, razão, democracia e história.

Gilles Lapouge
Escritor e jornalista, já atuou junto a diferentes importantes jornais, dentre os quais estão O Estado de São Paulo, Le Monde e Le Figaro Littéraire, continuando a colaborar ainda hoje com alguns deles. Autor de diversos livros, alguns de seus títulos são “Equinociais - viagens pelos confins do Brasil” e “A missão das fronteiras”.

Anis Nacrour
Anis Nacrour é diplomata francês e atualmente encarregado de negócios da União Européia na Síria. Possui doutorado em ciência política pela Universidade de Paris I (Panteão – Sorbonne). Ocupou postos diplomáticos seniores na Argélia, Bahrein, Grã Bretanha, Israel, Catar, Estados Unidos e Iêmen. Trabalhou destacado pelo Ministério Francês de Relações Exteriores e Européias como conselheiro político e de segurança para Tony Blair no Processo de Paz no Oriente Médio (2007-10) assim como no British Foreign and Commonwealth Service (1996-97).

Alexandre Leone
Doutor em Cultura Judaica na USP, Rabino pelo Jewish Theological Seminary of America, Nova Iorque, Rabino  do Centro Bnei Chalutzim, em Alphaville, professor do Centro Cristão de Estudos Judaicos (Faculdade N. S. de Assunção) e em cursos de extensão Filosofia e Pensamento Judaico na USP e no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

Salem Hikmat Nasser
Advogado e professor da Escola de Direito da FGV, onde coordena o Centro de Direito Global GV, atua e pesquisa, dentre outros temas, o estudo do direito islâmico e suas relações com o direito internacional. Foi pesquisador visitante do Lauterpacht Centre for International Law e do European University Institute.

Youssef Rahme
Doutor em História pela Universidade de Chicago, foi professor na Universidade de Michigan, e realizou diversas publicações nos temas de história otomana e mundial. Presidente do Instituto do Cedro no Líbano. Membro do comitê ativo do Diálogo das Civilizações e Culturas da NDU.

Saul Kirschbaum
Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo, professor do Departamento de Letras Orientais da USP, desenvolve trabalho principalmente sobre os temas: judaísmo, anti-semitismo, ética e literatura e experiência de exílio.

Lawrence E. Sullivan
Doutor em história comparativa de religiões pela Universidade de Chicago, é presidente emérito e membro sênior do Instituto Fetzer. Ex-professor de Religiões do Mundo e Antropologia na Universidade de Notre Dame e ex-diretor do Centro de Estudos de Religiões do Mundo na Universidade de Harvard. Sullivan publicou diversos artigos e livros, entre os quais estão Icanchu’s Drum: An Orientation to Meaning in South American Religions e seu mais recente Religions of the World: An Introduction to Culture and Meaning (2013). Ele também desenvolveu o conceito e o conteúdo do Museu de Religiões do Mundo em em Taipei, Taiwan.
O Instituto Fetzer é uma fundação privada sediada em Kalamazoo, Michigan. Fundada pelo pioneiro em transmissões em rádio e televisão John E. Fetzer, o Instituto usa seus recursos filantrópicos para criar programas que incentivam a consciência sobre o poder que o amor, o perdão e a compaixão podem ter em nosso mundo.

Denise Milan
Artista, desenvolve seu trabalho nas áreas de escultura, fotocolagem e performance, usando a pedra como eixo criativo. Expôs suas obras em diversas instituições do Brasil, Europa, EUA e Ásia. Possui obras públicas em São Paulo e Chicago, entre outras. Criou e dirigiu a Ópera das Pedras e o projeto de arte-educação Espetáculo da Terra, foi autora de Cadumbra, livro com metapoemas de Haroldo de Campos, e co-organizadora de Gemas da Terra – Imaginação, estética e hospitalidade, entre outros. Atualmente é representante no Brasil da iniciativa “Líbano: Terra de Diálogo entre Civilizações e Culturas”, da NDU.