“Que Bonito É...” - Canal 100 e a construção de uma linguagem cinematográfica para o futebol brasileiro

A Biblioteca Mário de Andrade e o Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) promovem a palestra "Que bonito é..."

Quem foi ao cinema entre 1959 e 1986 deve ter na memória que, antes do filme principal, era exibido um cinejornal que possuía como ingredientes básicos os feitos dos governos militares, alguns eventos mundiais, gente bonita, música e muito futebol.

Uma simples partida de futebol poderia se tornar uma epopeia, uma derrota numa tragédia de grandes proporções. Ainda hoje, muitos se emocionam somente em ouvir a música que anunciava a parte esportiva, “Na Cadência do Samba”, de Luiz Bandeira. Estamos falando de Canal 100, um cinejornal que conseguiu unir a técnica cinematográfica com uma linguagem expressiva e poética nunca antes vista no Brasil.

Assim, revisitar o Canal 100, analisar o contexto histórico do período e identificar as especificidades de sua linguagem cinematográfica constituem os principais objetivos do evento.

Denaldo Alchorne de Souza
Doutor em História pela PUC-SP e Pós-doutorando do Departamento de História da FFLCH/USP onde desenvolve a pesquisa Voa canarinho, voa! Reflexões históricas e teóricas sobre o futebol e a identidade nacional no contexto das lutas democráticas contra o regime militar no Brasil (1974-1985). Pesquisador e membro do Ludens. Autor do livro O Brasil entra em campo: construções e reconstruções da identidade nacional, 1930-1947 (Annablume, 2008).

Dia 18/11, segunda-feira, às 19hs
Local: auditório
175 lugares
Entrada gratuita.