Seminário demandas e soluções de climatização de acervos

(palestra)
Dia 25/11, segunda-feira, das 13h30 às 16h30
Local: Auditório


A Biblioteca Mário de Andrade e a ANPRAC - Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicicionado promovem o seminário “Demandas e soluções de climatização de acervos”.

A climatização de acervos é fundamental para a preservação das publicações de qualquer instituição. Trata-se de uma questão interdisciplinar e o encontro tem como objetivo compartilhar experiências e diferentes pontos de vista entre os profissionais das áreas de preservação de acervos, engenheiros, arquitetos, mecânicos e demais interessados.


Inscrições no link http://www.engenhariaearquitetura.com.br/convite_seminario_bma/convite_seminario_bma_inscricao.html

Programação:

13h30 - Recepção

13h45 - Abertura

14h- Conservação de acervo de livros (Palestrantes: Celina Luiza de Oliveira e Elisangela Alves Silva – Biblioteca Mário de Andrade)

14h30 - Conservação de acervo de obras de arte (Palestrante: Renata Casatti – Museu de Arte Contemporânea - USP)

15h – Tipos de sistemas para climatização de acervos (Palestrante: Prof. Saulo Güths – Universidade Federal de Santa Catarina)

15h30 – Estudos de caso de sistemas de climatização para acervos (Palestrante: Danilo Silva – Munters do Brasil)

16h - Mesa redonda com palestrantes (Mediador: Prof. Alberto Hernandez Neto – Escola Politécnica - USP)

16h30 - Encerramento

Participantes:

Elisangela Alves Silva - Biblioteca Mário de Andrade
Bibliotecária pela ECA/USP (2003), mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição (2010) com especialização em gestão pública (2012). É Supervisora de Acervo da Biblioteca Mário de Andrade, onde também foi Supervisora de Atendimento até dezembro 2011. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq (Nov/2004 – Dez/2008), com atuação em diferentes instituições na área de documentação e arquivo.

Celina Luiza de Oliveira - Biblioteca Mário de Andrade
Possui graduação em Matemática pela PUC-SP, em 2006 realizou o curso Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica SENAI/ABER e diversos cursos na área de conservação. É coordenadora da seção de Preservação de Acervos da Biblioteca Mário de Andrade. Foi diretora-secretária da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER) nas gestões de 2008-2010 e 2010-2012. Escreveu o capítulo “Acondicionamento” do livro Preservação de Acervos Bibliográficos – Homenagem a Guita Mindlin (São Paulo, Arquivo do Estado, ABER e Ipesp, 2008).

Renata Casatti – Museu de Arte Contemporânea - USP
Especialista em conservação e restauro do MAC USP

Prof. Saulo Güths – Universidade Federal de Santa Catarina
Engenheiro Mecânico pelo Departamento de Engenharia Mecânica(1986), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Departamento de Engenharia Mecânica (1990) e doutorado em Ciências Térmicas pela Université D'artois (1994). Professor Adjunto do Departamento Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina e professor dos cursos de pós graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil na UFSC.

Danilo Silva – Munters do Brasil
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, atuando desde 1990 em engenharia de aplicação, coordenação de projetos e implantação de sistemas HVAC em empresas instaladoras e fabricantes. Atualmente na MUNTERS BRASIL desenvolve soluções de tratamento do ar com eficiência energética baseado na expertise de controle da umidade e recuperação de energia.

Prof. Alberto Hernandez Neto – Escola Politécnica - USP
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica. Atua na área de climatização e refrigeração com ênfase em eficiência energética , modelagem e simulação de sistemas de refrigeração e ar condicionado. Membro da ABCM (Associação Brasileira das Ciências Mecânicas) e da ANPRAC (Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação).