Retrovisor em novembro

(palestras e gravações da série)
Dias 6, 13, e 27 quartas-feiras das 19h às 21h
Dia 19, quinta-feira, das 19h às 21h
Local: Auditório


A Biblioteca Mário de Andrade, em parceria com a Revanche Produções e Miração Filmes, promove a série Retrovisor com a apresentação de palestras e performances teatrais que buscam aproximar o público de personagens relevantes da história brasileira.

Na primeira semana, uma conferência de um especialista sobre um personagem. Na seguinte, uma espécie de talk show histórico, em que o jornalista Paulo Markun “entrevista” o mesmo personagem interpretado por um ator ou atriz, é gravado para a série, que será exibida no Canal Brasil. O formato é uma derivação do mockumentary, que tem diversos exemplos bem-sucedidos no cinema. As apresentações têm uma hora e meia de duração e são sempre vinculadas a um momento relevante da trajetória do personagem.

Programação:

Dia 06 – quarta
Palestra sobre Frei Caneca

Palestrante: Monica Duarte Dantas

Monica Duarte Dantas, professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora de Fronteiras movediças: a comarca de Itapicuru e a formação do arraial de Canudos (HUCITEC, 2007), e organizadora da coletânea Revoltas, motins, revoluções: homens livres pobres e libertos no Brasil do século XIX (ALAMEDA, 2011).

Dia 13 – quarta
Gravação do episódio sobre Frei Caneca
Ator convidado:  Marat Descartes


Marat Descartes é ator formado pela Escola de Arte Dramática (EAD). Dentre seus diversos trabalhos, destacam-se, no teatro Toc Toc, direção de Alexandre Reinecke, indicado como melhor ator de comédia Prêmio de Qualidade Brasil e Homem sem Rum; na televisão atuou na série Tudo Que é Sólido Pode Derreter, da TV Cultura e na série Maísa, na TV Globo; no cinema atou nos filmes Os Inquilinos, de Sergio Bianchi, pelo qual recebeu o prêmio de melhor de ator no Festival do cinema brasileiro em Israel.

Dia 19 – quinta
Palestra sobre Luís Carlos Prestes
Palestrante: Daniel Aarão Reis Filho


Daniel Aarão Reis Filho possui graduação em História - Universite de Paris VII (1975), mestrado em História - Universite de Paris VII (1976) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). É professor titular de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve atualmente duas linhas de pesquisa: Os intelectuais russos e as modernidades alternativas (séculos XIX e XX) e História das Esquerdas no Brasil.

Dia 27 – quarta
Gravação do episódio sobre Luís Carlos Prestes
Ator convidado:  Rodrigo Bolzan


Rodrigo Bolzan formou-se na Escola de Arte Dramática (EAD) em 2000. Em 2003, atuou no longa-metragem "Cama de Gato", trabalho que lhe rendeu o Prêmio Candango de melhor ator coadjuvante do Festival do Cinema Brasileiro de Brasília. Colabora com o Núcleo Argonautas de Teatro, coordenado por Francisco Medeiros, Companhia do Latão, de Sérgio de Carvalho, e Companhia Brasileira de Teatro, de Marcio Abreu. Com esta última participou da criação da peça "Oxigênio", trabalho contemplado com o Prêmio Questão de Crítica (RJ) e o Prêmio Shell (SP) , ambos na categoria melhor ator de teatro em 2011.