Retrovisor em Outubro

A Biblioteca Mário de Andrade, em parceria com a Revanche Produções e Miração Filmes, promove a série “Retrovisor” com a apresentação de palestras e performances teatrais que buscam aproximar o público de personagens relevantes da história brasileira.

Na primeira semana, uma conferência de um especialista sobre um personagem. Na seguinte, uma espécie de talk show histórico, em que o jornalista Paulo Markun “entrevista” o mesmo personagem, interpretado por um ator ou atriz.  O formato é uma derivação do mockumentary, que tem diversos exemplos bem sucedidos no cinema.  As apresentações têm uma hora e meia de duração e são sempre vinculadas a um momento relevante  da trajetória do personagem, sendo gravadas para a série,  a ser exibida no Canal Brasil.

Programação

Dia 02 – quarta
Palestra sobre Claudio Manoel da Costa

Palestrante:
João Adolfo Hansen concluiu o doutorado em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo em 1988. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, membro da Fundacão de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico e membro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1990 na categoria Ensaio. Atua na área de Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Dia 10 – quinta
Gravação do episódio sobre Claudio Manoel da Costa


Ator convidado:
Luís Mármora  é ator formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP), foi um dos fundadores da Cia. São Jorge de Variedades, atou também na Companhia do Latão e fundou a companhia El Otro Núcleo de Teatro. Dirigiu As Bastianas, de Gero Camilo, (Espetáculo indicado ao Prêmio Shell na Categoria Especial pela Pesquisa-2003).


Dia 16 – quarta
Palestra sobre Maria Lacerda de Moura


Palestrante:
Margareth Rago é historiadora e professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH da UNICAMP; professora-visitante na Columbia University, entre 2010-2011 e no Connecticut College (EUA) entre 1995/1996 e diretora do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP, em 2000. Publicou, entre outros, Os Prazeres da Noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930. (Paz e Terra, 1991, 2008); Mujeres Libres: Documentos da Revolução Espanhola (Achiamé, 2008); com Pedro Paulo Funari (Orgs). Subjetividades Antigas e Modernas. (Annablume, 2008). Com a Dra. Tânia N. Swain e Dra. Marie France Dépêche, edita a revista feminista digital Labrys, estudos feministas/Labrys, études féministes:  http://www.unb.br/ih/his/gefem/

Dia 23 – quarta
Gravação do episódio sobre Maria Lacerda de Moura

Atriz convidada: 
Bel Teixeira é atriz formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, trabalhou com os diretores como Roberto Lage, Cibele Forjaz e Enrique Diaz. Ao lado do produtor Henrique Mariano, idealizou o projeto da peça Rainhas: duas atrizes em busca de um coração, com direção de Cibele Forjaz.