Pesquisadores franceses em São Paulo

(palestra)
Dia 17, terça-feira, às 16h e às 18h
Local: Auditório

Cátedras francesas no estado de São Paulo é um projeto que tem por objetivo receber pesquisadores e professores de universidades francesas para desenvolver estudos nas universidades públicas paulistas. O programa é realizado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com o Consulado Geral da França.

Na terceira edição do programa, a Biblioteca Mário de Andrade recebe professores selecionados que apresentarão palestras sobre as pesquisas que vêm desenvolvendo.

16h
Palestra: A Europa em crise: a questão da supranacionalidade.
A conferência aborda a crise de soberania da Europa à luz da atualidade recente e seu reflexo sobre a possibilidade de se construir uma democracia pós-nacional.

Olivier Camy é professor de Direito e Filosofia Política na Universidade de Borgonha (França) e no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po Paris). Contemplado pelo programa Cátedras Francesas, desenvolve sua pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Seu último livro, Os mitos da fundação e a Europa (EUD), foi publicado e na França este ano.

18h
Palestra: Ser piloto de helicóptero em São Paulo: os desafios de uma profissão
Na palestra, é discutido o quanto a profissão de piloto de helicóptero revela a globalização na metrópole, ilustrando a pluralidade dos status e dos salários desses profissionais, bem como os desafios e as tensões provenientes de interesses divergentes que remetem à governança metropolitana.

Christian Azaïs é docente na Faculdade de Economia e Administração de Empresas em Amiens (França). É, também, pesquisador do Irisso (Instituto de pesquisa interdisciplinar em Ciências Sociais) e do Centro de pesquisa do CNRS, em Paris-Dauphine. Durante doze anos, foi professor de Ciência Política na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professor convidado do Departamento de Sociologia da USP no Programa Cátedras Francesas. Seus temas de pesquisa são o trabalho e suas transformações, numa dimensão comparativa Norte-Sul. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a profissão de piloto de helicóptero em São Paulo e na Cidade do México.