Ciclo de palestras "Democracia na história"

Acerca da onda de protestos que inundou o país nestes últimos meses, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta o primeiro módulo de um ciclo de palestras sobre a democracia. Em 2014, a discussão continua, com mais dois módulos sobre o tema.

Com o objetivo de promover o debate em torno dos diversos agentes sociais que compõem as manifestações, o primeiro módulo tem duração de dois meses e pretende fornecer aos cidadãos o conhecimento histórico de vários períodos em que as crises levaram ao surgimento de modelos políticos mais democráticos, em alguns casos, ou mais autoritários, em outros.

De modo a ampliar a reflexão sobre o tema e a contribuir para a discussão sobre o rumo que os protestos têm tomado nestes últimos tempos, a Biblioteca reúne uma equipe de acadêmicos consagrados, que conta com a experiência de nomes como os de Marilena Chauí e André Singer.

Programação de Setembro de 2013:


Dia 05/09
As Origens do Autoritarismo no Brasil a partir da Revolução de 30

Apresentar as origens do pensamento autoritário e intolerante no Brasil e no modo como estas concepções saíram do plano das ideias para se concretizarem em políticas públicas, será tema dessa palestra.

Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora, professora Livre-Docente do Depto. de História (FFLCH) da Universidade de São Paulo, e Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEE-USP). É autora de Livros Proibidos, Ideias Malditas (Atelie Editorial, 2000); O Anti-semitismo na Era Vargas (3ed. Perspectiva, 2001); Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, 1933-1948 (Perspectiva, 2011); Tempos(s) de Fascismos(s), co-organizado com Federico Croci (Edusp, 2011); Brasil Judaico, Mosaico de Nacionalidades (Maayanot, 2013).

Dia 12/09
A Democracia Brasileira e os Partidos Políticos

Esta palestra abordará o papel que os partidos políticos tiveram na construção da democracia recente do país e no modo como eles a vem conduzindo. Procurará também esclarecer o motivo pelo qual uma democracia não pode funcionar sem partidos.

André Singer é formado em ciências sociais e jornalismo pela Universidade de São Paulo. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo, porta-voz da Presidência da República e secretário de Imprensa da Presidência da República. É professor associado do Departamento de Ciência Política da USP. Autor de Esquerda e direita no eleitorado brasileiro (Edusp) e Os sentidos do lulismo (Companhia das Letras).


Dia 19/09
Democracias e Autoritarismos no Brasil Contemporâneo

Para a filósofa Marilena Chauí a democracia não deve ser o regime da lei e da ordem, mas sim o regime no qual os conflitos são considerados o princípio do seu funcionamento. Abordar o tema no contexto das manifestações que eclodiram no país será a proposição da professora.

Marilena de Souza Chaui é professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É mestre e doutora de Filosofia pela Universidade de São Paulo. Além de extensa produção acadêmica, publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados sobretudo para o público jovem ou não especializado, como O que é Ideologia da Ed. Brasiliense, parte da Coleção Primeiros Passos. Foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo durante a administração de Luiza Erundina.

Dias:
05/09, 12/09 e 19/09
Horário:
das 19h às 21h
Local:
Auditório
Lotação máxima:
175 lugares
Entrada gratuita.