Biodiversidade em questão

O projeto Biota-Fapesp tem como objetivo inventariar e caracterizar a biodiversidade do Estado de São Paulo, definindo os mecanismos para sua conservação, seu potencial econômico e sua utilização  sustentável. Para isso, o projeto pretende informatizar todos os acervos e coleções científicas do  Estado, estabelecendo uma rede de informação sobre biodiversidade.

Os estudos acerca do assunto podem ser consultados através do link www.biota.org.br.

Algumas obras sobre biodiversidade podem ser encontradas na Biblioteca Mário de Andrade. Entre elas destaca-se A biodiversidade, de Christian Lévêque e Evolução e biodiversidade, de Maria Elisa Marcondes de Helene e Beatriz Marcondes, ambas fazem parte do acervo da Coleção Geral.


No dia 26 de Novembro, terça-feira, a Biblioteca Mário de Andrade receberá o biólogo Carlos A. Joly para uma apresentação sobre o Programa BIOTA - histórico, realizações e perspectivas.

Carlos Alfredo Joly
É professor titular em Ecologia Vegetal do Departamento de Biologia Vegetal do IB/UNICAMP, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, do Scientific Committee (SC) da DIVERSITAS, do Multidisciplinary Experts Panel/MEP da Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services/IPBES, e Coordenador do doutorado em Ambiente e Sociedade do IFCH/NEPAM da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1976), mestrado em Biologia Vegetal pela UNICAMP (1979), PhD em Ecofisiologia Vegetal pelo Botany Department - University of St. Andrews, Escócia/GB (1982), Pós-Doc pela Universität Bern, Suíça (1994). Atua nas áreas de Ecofisiologia Vegetal e Conservação da Biodiversidade, tendo publicado 73 trabalhos em periódicos especializados, além de formar 26 mestres e 15 doutores. Principal mentor do Programa BIOTA/FAPESP (www.biota.org.br) coordenou o planejamento, a montagem e a implantação do Programa de 1996 a 2004.


Dia: 26/11, terça-feira
Horário: 18hs
Local: Auditório
Entrada gratuita. 175 lugares.