“Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos” na Biblioteca Mário de Andrade

O “Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos” propõe um debate sobre a especificidade do campo e o atual estágio da pesquisa acadêmica empreendida no país acerca desse tema e visa contribuir para a história da crítica no país, mapeando novos estudos e proporcionando uma plataforma de debate sobre o assunto.

Realizado pelo Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, o encontro conta com o apoio da Biblioteca Mario de  Andrade/SMC/PMSP, da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

Confira a programação completa:

21 de março, quinta-feira

14h - Credenciamento e abertura

14h30 - Mesa: Crítica de Arte e Modernidade I

Mariano Pina como crítico de arte: a revista a ilustração e a arte portuguesa e brasileira do século XIX - Maria do Carmo Couto Silva (USP)

A repercussão da exposição geral da Academia de Belas Artes de 1884 nas páginas da Gazeta de notícias - Maria Antonia Couto Silva (UNICAMP)

Jornal do Commercio, 1841: a crítica de arte e “o primeiro quadro histórico de um brasileiro” - Elaine Dias (UNIFESP)

Gonzaga-duque e a crítica de arte francesa - Daniela Pinheiro Machado Kern (UFRS)

A crítica paulista e o realismo: a recepção de algumas obras de José Ferraz de Almeida Júnior (18881897) - Fernanda Pitta (USP)

15h30 - Debate

16h - Intervalo

16h30 - Mesa: Crítica de Arte e Modernidade II

A pintura histórica e a crítica de arte no final do século XIX: o confronto entre Carlo Parlagreco e o barão Homem de Mello em torno da obra de Pedro Américo - Maraliz De Castro Vieira Christo (UFJF)

Dou-lhe uma, dou-lhe duas: a crítica e a ausência de crítica sobre as cariocas, de Pedro Américo - Fabio D’Almeida (USP)

Aleijadinho-Macunaíma: estudo da arte como literatura em Mário de Andrade - Ângela Brandão (UNIFESP)

“Fantasias de um poeta”: a crítica de arte de Mário de Andrade frente ao surrealismo - Thiago Gil (USP)

Forma e paisagem: a viagem de Le Corbusier à América do Sul e o projeto da arquitetura moderna brasileira - Rodrigo Queiroz (USP)

17h30 - Debate

18h- Lançamento do livro Belas Artes*

19h–21h – Conferência
Considerações sobre Belas Artes, de Félix Ferreira

Tadeu Chiarelli discutirá o livro Belas Artes que, publicado em 1885 pelo crítico Félix Ferreira, pode ser considerado o primeiro livro de história da arte do Brasil. Parte do pressuposto de que esse texto deve ser compreendido como inaugural em termos de uma forma sistemática para organizar as reflexões sobre arte no país.

Tadeu Chiarelli é diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e professor titular Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), onde leciona e orienta, na graduação e pós-graduação. Entre 1996 e 2000, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM -SP). Coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria. Tem livros publicados sobre arte e crítica de arte no Brasil.

*Belas Artes, de Félix Ferreira, editora Zouk (reedição com ensaio introdutório de Tadeu Chiarelli)

22 de março, sexta-feira

14h30 - Mesa: Crítica de Arte e Arte Contemporânea I

Murilo Mendes e a poesia-crítica: o limiar entre a arte, a crítica e a criação - Suianni Macedo (UNICAMP)

Um vício histórico: gênese e limites da teoria do não-objeto - Sérgio Bruno Martins (University College London)

Jorge Romero Brest, Marta Traba e Mário Pedrosa: diálogos com a cena brasileira - Natalia Jara Parra (Pontificia Universidad Católica de Chile)

A crise da crítica e o porco empalhado de Nelson Leirner - Beatriz Pinheiro de Campos (UFJF)

Frederico Morais, entre assimilação e radicalidade - Marcelo Mari (UnB)

15h30 - Debate

16h - Intervalo

16h30 - Mesa: Crítica de Arte e Arte Contemporânea II

Novo realismo: Mário Schenberg e Pierre Restany - Ana Paula Cattai Pismel (usp)

O “debate sobre a gravura” no suplemento dominical do Jornal do Brasil - Priscila Sacchettin (UNICAMP)

Por uma crítica do regional contemporâneo - Maria Adélia Menegazzo (UFMS)

Desafios e possibilidades da crítica de arte contemporânea: a construção de sentidos em curadorias institucionais e exposições de acervo - Bianca Knaak (UFRS)

A relação entre a pesquisa curatorial e os arquivos pessoais e institucionais na Pinacoteca do Estado - Ana Paula Nascimento e Gabriel Moore Bevilacqua (Pinacoteca do Estado)

17h30 - Debate

18h– Intervalo

19h–21h Conferência
Da crítica e seus arredores

João Bandeira comentará aspectos específicos do texto crítico sobre artes visuais como gênero, visto em alguns de seus limites e potencialidades, suas conexões com a atividade curatorial e outras áreas, partindo de uma perspectiva autoral e também da experiência institucional no acompanhamento da produção regular de textos sobre exposições de arte moderna e contemporânea.

João Bandeira é escritor e coordenador de artes visuais do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. Foi curador de diversas exposições, como Evgen Bavcar – Contornos Sagrados (Itaú Cultural, 2003), Concreta ’56 (MAM-SP, 2006), Geraldo de Barros – Modulação de Mundos (SESC Pinheiros, 2010) e escreveu para catálogos de exposições de, entre outros, Regina Silveira, Iole de Freitas, Carlito Carvalhosa, Jac Leirner e Waltercio Caldas.

Mais informações e edital no blog encontrodehistoriadacritica.blogspot.com.br