Lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade n.68

No próximo dia 19 de dezembro, a partir das 9h30, por ocasião da inauguração do edifício da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, será lançado o número 68 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, que, graças ao trabalho da equipe da Biblioteca e ao apoio da Secretaria Municipal de Cultural e da Imprensa Oficial, coeditora dos últimos sete números, tem, agora, sua periodicidade em dia.

O sucesso da Revista está em perfeita sintonia com o sucesso que a Mário vem apresentando seja em relação ao atendimento, seja em relação à programação cultural, que são as duas pontas visíveis do trabalho desenvolvido na Biblioteca.
Seguem abaixo, resumos dos artigos tratados na Revista n.68, distribuídos em suas diferentes Seções:


MISCELÂNEA
Destaca as principais realizações da Biblioteca no ano de 2012.


MEMÓRIA EDITORIAL
Revisitando Duas Cidades, por Augusto Massi

Fundada em 1954, a Livraria Duas Cidades foi, durante quatro décadas, um ponto de encontro de críticos literários, poetas e estudantes universitários. A história desta pequena editora se confunde com a história cultural de São Paulo. Intelectuais como Antonio Candido, Celso Lafer, Davi Arrigucci Jr. e Augusto de Campos, além de autores da casa, eram frequentadores assíduos. O caso de Augusto Massi é especial, como diz em seu texto, passou de frequentador da livraria a colaborador da editora. O ambiente acolhedor e democrático da Duas Cidades tinha como centro a figura notável do professor Santa Cruz, aqui tratado com admiração por quem acompanhou de perto sua trajetória.


FORTUNA CRÍTICA

Notas sobre Alexandre Eulalio, por Francisco Roberto Papaterra Limongi Mariutti

Trata de parte significativa dos múltiplos objetos da atividade crítica e criadora de Alexandre Eulalio, que lançou mão de várias linguagens – ensaio, filme, poesia – para exercê-la. Dividido em três partes, o artigo trata dos interesses de cunho universal do ensaísta, dos locais ou provincianos, e da forma como superou essa distância.


BIBLIOTECAS

O Pirralho na cena cultural paulistana antes da Semana de 22, por Gênese Andrade e Maria de Lourdes Eleutério

Trata-se de um panorama da publicação, focalizando suas principais seções e colaboradores. Após breve introdução sobre O Pirralho, que apresenta as características gerais e seu lugar no contexto das revistas culturais paulistanas do início do século XX, seguem-se duas partes: uma voltada para o contexto político-social em que a publicação se insere e como ele é registrado em suas páginas, com o foco nos textos e nas caricaturas que abordam o hermismo; outra dedicada à literatura, com ênfase na diversidade de tendências, nas polêmicas literárias e nas caricaturas verbais construídas com o macarrônico, em diálogo com as caricaturas visuais. A Biblioteca Mário de Andrade possui a única coleção completa (com exceção do número 241) de O Pirralho em nosso país.

Seção de Arte da Biblioteca Municipal Mário de Andrade: caminhos e descaminhos, por Maria Christina Barbosa de Almeida

Trata das origens da atual Sala de Artes da Biblioteca Mário de Andrade – dos conceitos, das funções e das atividades que caracterizaram seus primeiros anos de vida, de seus vínculos com os intelectuais nesse período e de seu significado na vida cultural da cidade de São Paulo. Analisa sua trajetória de 1945 a 2012, destacando a importância da revitalização institucional nos últimos anos, ao fortalecer a identidade institucional, renovar a autoestima dos funcionários e dos paulistanos e, com isso, trazer novos estímulos para que a Biblioteca cumpra seu papel cultural e social na cidade


FAC-SÍMILE
Julio Plaza e o livro pensado como objeto artístico, por Omar Khouri

O poeta, pesquisador e professor Omar Khouri revela uma obra muito significativa que pertence à Coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade. Trata-se do livro-objeto ICHING CHANCE CHANGE, de Julio Plaza, obra artesanal concebida e confeccionada pelo próprio artista entre 1977 e 1978. O exemplar da Biblioteca (que é um dos 5 exemplares publicados) foi adquirido na Livraria Kosmos, em 1981. ICHING CHANCE CHANGE traz, “a começar pelo título”– como aponta Omar Khouri, que conviveu com Julio Plaza e vários poetas e artistas-pensadores na cidade de São Paulo – “uma enorme carga de referências, que se estende de Oriente a Ocidente, de Confúcio e seus antecessores a Augusto de Campos e companheiros”.


DOSSIÊ CICLO SÃO PAULO: SEUS POVOS E SUA MÚSICA
Os espanhóis de São Paulo: diversidade cultural, espalhamento e identidade, por Elena Pajaro Peres

A cultura e a ação japonesa na pauliceia desenraizada, por Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

Os judeus em São Paulo: mosaico de nacionalidades, por Maria Luiza Tucci Carneiro

Da metrópole Berlim para a megacidade São Paulo, por Willi Bolle

O Ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas comemorou a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade em 2011 e foi um dos maiores destaques da programação cultural daquele ano. Teve como objetivo difundir e valorizar a diversidade cultural que caracteriza esta cidade e mostrar como se articulam e se integram os povos que a constituem. Este Dossiê traz uma parte dos trabalhos apresentados durante o Ciclo, devendo os demais ser publicados nos próximos números desta Revista. Encontram-se aqui os trabalhos sobre os imigrantes espanhóis, da pesquisadora Elena Pajaro Peres; sobre os japoneses, de Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro; e sobre os judeus, por Maria Luiza Tucci; além do texto de Willi Bolle, quase um depoimento de um alemão muito brasileiro.


BIBLIOGRAFIAS
Imigrantes em São Paulo, por Oswaldo Truzzi
A Revista da Biblioteca Mário de Andrade, mantendo a tradição do Boletim Bibliográfico, apresenta uma seleção de obras sobre o tema da imigração em São Paulo. A bibliografia básica foi apresentada pelos palestrantes do Ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas, e retomada, com apresentação do professor Oswaldo Truzzi, pesquisador da área e autor de várias obras sobre o assunto. A ideia desta seção é estimular o leitor a conhecer essas obras, a maioria das quais pode ser encontrada nas coleções da Biblioteca Mário de Andrade.


SUMÁRIOS
Revista da Biblioteca Mário de Andrade – n.62 a 67
No número 62 da Revista, de 2006, foram publicados, sob o título Índice geral, os sumários da publicação desde o seu primeiro número, então denominado Boletim Bibliográfico da Biblioteca Pública Municipal de S. Paulo, de 1943, até o n.61 da revista, de 2002/2003, já com a atual denominação. Neste número encontram-se os sumários dos números 62 a 67, publicados de 2006 a 2011.


Lançamento da REVISTA DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE n.68 (coedição Imprensa Oficial do Estado)

Data: 19 de dezembro de 2012, a partir das 9h30
Local: Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade – Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139 – Centro
Email: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

Na oportunidade, haverá um posto de venda da Imprensa Oficial  - preço do exemplar: R$ 40,00