Ingressou no curso de Filosofia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Envolveu-se com a militância estudantil, aproximando-se do teatro ligado aos grupos Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes (CPC, da UNE), Teatro de Arena e Teatro Oficina. Encantou-se tanto com os palcos que resolveu seguir carreira de atriz. Sua estreia profissional ocorreu no Teatro Cacilda Becker (TCB), em 1963.
Desde então subiu ao palco com inúmeras peças, dirigidas por respeitados diretores e ao lado de colegas renomados, como Paulo Autran e Plínio Marcos, com quem aprendeu a ver o teatro como “possibilidade de existência”. Ao longo dos anos também trabalhou no cinema e em novelas na televisão.
Walderez de Barros relembra como a Biblioteca foi fundamental para a sua formação. Quando chegou a São Paulo a “menina do interior” ficou deslumbrada com tudo: livros, filmes, teatros, palestras, “um mundo que se abria graças à Biblioteca Mário de Andrade”.
Sinopse
• Relato das vivências de infância no interior de São Paulo • Primeiros contatos com a leitura, os primeiros orientadores de leitura • A influência do avô na leitura de poesia • A aventura de ler • Contato com a obra de Monteiro Lobato • Vinda para São Paulo • Vestibular para a Faculdade de Filosofia • Primeiro contato com a BMA • A “turma da Biblioteca” • A iniciação cultural em São Paulo • A Biblioteca e o contato com a literatura moderna e o teatro • A Biblioteca Circulante • A vivência na Faculdade de Filosofia • Interesse pelo teatro e pela política estudantil • O teatro e o CPC • A vocação do teatro • A frequência nos teatros • Contato com Plínio Marcos • A amiga Cacilda Becker • Início da carreira teatral • Casamento e filhos • O endurecimento político e a censura • Os espetáculos marcantes • Retrospecto da carreira • Os diretores, os espetáculos e os atores • A mestra Bibi Ferreira • Os recursos dramáticos • A relação com a TV •
Mapa afetivo de São Paulo
↔ Alto do Ipiranga ↔ Praça Clóvis Bevilacqua ↔ Pari Bar ↔ Avenida São Luís ↔ “Boteco” Pousada ↔ Rua Maria Antonia ↔ Bar do Zé ↔ Avenida Brigadeiro Luís Antônio ↔ Teatro Cacilda Becker ↔
Expectativas e direções para a BMA:
- Preservar e atualizar o acervo;
- Aperfeiçoar do serviço de referência ao leitor;
- Voltar a ter acontecimentos no espaço da Biblioteca;
- Local para informação sobre a vida cultural da cidade;
- Funcionários especializados, que gostem de ler.
Ficha Técnica
data 19/03/2008 duração 107 minutos mídia 1DVD transcrição 32 páginas / formato PDF local auditório da Galeria Olido interlocução Daisy Perelmutter pesquisa Ana Elisa Antunes Viviani / Daisy Perelmutter / Edélcio Lavandosk direção audiovisual Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira