Walderez de Barros

“A minha ‘abertura’ para cidade de São Paulo começou na Biblioteca.”

Walderez Mathias Martins de Barros nasceu na cidade de Ribeirão Preto (SP) em 1940. Desde muito jovem se interessava pela literatura e adquiriu o gosto da poesia com o avô. Na década de 1950, quando se mudou com a família para a cidade de São Paulo, começou a frequentar a Biblioteca Mário de Andrade para de ler e estudar. O primeiro livro que leu na Biblioteca foi um de Fernando Pessoa, seu poeta preferido até hoje.

Ingressou no curso de Filosofia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Envolveu-se com a militância estudantil, aproximando-se do teatro ligado aos grupos Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes (CPC, da UNE), Teatro de Arena e Teatro Oficina. Encantou-se tanto com os palcos que resolveu seguir carreira de atriz. Sua estreia profissional ocorreu no Teatro Cacilda Becker (TCB), em 1963.

Desde então subiu ao palco com inúmeras peças, dirigidas por respeitados diretores e ao lado de colegas renomados, como Paulo Autran e Plínio Marcos, com quem aprendeu a ver o teatro como “possibilidade de existência”. Ao longo dos anos também trabalhou no cinema e em novelas na televisão.

Walderez de Barros relembra como a Biblioteca foi fundamental para a sua formação. Quando chegou a São Paulo a “menina do interior” ficou deslumbrada com tudo: livros, filmes, teatros, palestras, “um mundo que se abria graças à Biblioteca Mário de Andrade”.

 
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Sinopse

Relato das vivências de infância no interior de São Paulo Primeiros contatos com a leitura, os primeiros orientadores de leitura A influência do avô na leitura de poesia A aventura de ler Contato com a obra de Monteiro Lobato Vinda para São Paulo Vestibular para a Faculdade de Filosofia Primeiro contato com a BMA A “turma da Biblioteca” A iniciação cultural em São Paulo A Biblioteca e o contato com a literatura moderna e o teatro A Biblioteca Circulante A vivência na Faculdade de Filosofia Interesse pelo teatro e pela política estudantil O teatro e o CPC A vocação do teatro A frequência nos teatros Contato com Plínio Marcos A amiga Cacilda Becker Início da carreira teatral Casamento e filhos O endurecimento político e a censura Os espetáculos marcantes Retrospecto da carreira Os diretores, os espetáculos e os atores A mestra Bibi Ferreira Os recursos dramáticos A relação com a TV

 
Mapa afetivo de São Paulo

Alto do Ipiranga Praça Clóvis Bevilacqua Pari Bar Avenida São Luís “Boteco” Pousada Rua Maria Antonia Bar do Zé Avenida Brigadeiro Luís Antônio Teatro Cacilda Becker


Expectativas e direções para a BMA:

- Preservar e atualizar o acervo;
- Aperfeiçoar do serviço de referência ao leitor;
- Voltar a ter acontecimentos no espaço da Biblioteca;
- Local para informação sobre a vida cultural da cidade;
- Funcionários especializados, que gostem de ler.

 
Ficha Técnica

data 19/03/2008 duração 107 minutos mídia 1DVD transcrição 32 páginas / formato PDF local auditório da Galeria Olido interlocução Daisy Perelmutter pesquisa  Ana Elisa Antunes Viviani / Daisy Perelmutter / Edélcio Lavandosk direção audiovisual Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira