Marcelo Grassmann e Octávio Araújo

“Nós ficamos deslumbrados. A Biblioteca era de primeira”.

Marcelo Grassmann nasceu em São Simão, interior de São Paulo, em 1925. Apaixonado por desenho desde menino, aos doze anos descobriu as histórias em quadrinhos e as ilustrações de Gustave Doré. De 1939 a 1942 frequentou os cursos de fundição, mecânica e entalhe em madeira no Instituto Profissional Masculino, em São Paulo, juntamente com seu amigo Octávio Araújo. Começou a frequentar a Biblioteca Mário de Andrade e teve contato com figuras como Mário de Andrade, Sérgio Milliet, Volpi e Rebolo; conhecendo intensamente o mundo da cultura.

Nos anos de 1949 e 1950, estudou litografia no Liceu de Artes e Ofícios no Rio de Janeiro. Em 1953 foi para Viena, com a finalidade de estudar na Academia de Artes Aplicadas.  Em 1969, o conjunto de sua obra foi adquirido pelo governo do Estado de São Paulo, passando a integrar o acervo da Pinacoteca do Estado.  Consolidou-se como gravador, desenhista, ilustrador, escultor e professor.

Marcelo Grassmann relembra o ambiente de grande discussão sobre música, literatura, artes plásticas que encontrava na Biblioteca Mário de Andrade: “Nós nos atualizávamos o tempo todo e era isso que era fundamental porque a Biblioteca tinha um acervo que não era particular do gosto de ninguém (...) O nosso repertório cultural era todo da Biblioteca, não só do se que lia como também do que se via”.
 
Octávio Araújo nasceu em Terra Roxa, interior de São Paulo, em 1926.  Em 1934 mudou-se com a família para São Paulo. Estudou na Escola Masculina do Brás. No entanto, não se encontrou no curso, pois queria se dedicar à pintura. Ao conhecer a Biblioteca Mário de Andrade, um mundo novo se abriu: tinha uma grande ânsia por conhecimento e queria ser um artista.

Em 1950 foi para a França, onde frequentou o Cabinet des Etampes, no Museu do Louvre, e teve aulas de gravura na École National Supérieure des Beaux-Arts. Entre os anos de 1952 e 1957 trabalhou como auxiliar de Candido Portinari no Rio de Janeiro. Entre 1960 e 1968 viveu em Leningrado, atual São Petersburgo, e Moscou, na antiga União Soviética, onde trabalhou como ilustrador, tradutor e dublador de documentários. Em 1972, expôs no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Ilustrou a edição de luxo de Ode marítima de Fernando Pessoa a convite de Carlos Lacerda.

Assim como seu amigo Marcelo Grassmann, foi a partir da Biblioteca Mário de Andrade e da Discoteca que entrou em contato com a intelectualidade e com o meio artístico: “Nós ficávamos deslumbrados (...) a Biblioteca era de primeira, porque num lugar desse você podia ter a Divina Comédia, ter o Dom Quixote ilustrado pelo Gustavo Doré, ter livros desta qualidade para nós, jovens de origem operária”.


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Sinopse

Espaço de convívio e início da amizade entre Marcelo Grassmann e Octávio Araújo Contato com os artistas da década de 40 Formação do repertório cultural a partir do acervo da Biblioteca Mário de Andrade Diversidade do grupo de convívio e busca de novos horizontes culturais Centro da cidade: espaço de encontro e convívio dos artistas e intelectuais Despertar vocacional e biblioteca da escola profissionalizante Origens familiares Primeiras experiências profissionais Conflito entre a origem operária e a vocação artística Universo cultural da cidade, personalidades e instituições públicas Relação entre arquitetos e artistas plásticos Trabalhos como  gravurista e  ilustrador Militância política no Brasil Bienais Vida na Rússia e volta para o Brasil Mercado das artes na atualidade Convivência com  jovens artistas


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Ficha Técnica

data 30/08/2007 duração 139 minutos mídia 1DVD transcrição 54 páginas / formato PDF local residência de Marcelo Grassman interlocução Daisy Perelmutter pesquisa Daisy Perelmutter / Maria Carolina de Ré / Mariana Cordeiro Serra direção audiovisual  André Lara Mello / Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira