Silvania Alves Pompêo de Miranda

“Eu aprendi muita coisa aqui dentro.”

Silvania é paulistana e assumiu seu primeiro emprego em 1980 na Biblioteca Mário de Andrade. O centro da cidade ainda era desconhecido para ela, por isso seu pai a acompanhava até o trabalho. Realizou atividades na torre, na Sala de Leitura, na Seção de Artes e na Biblioteca Circulante.

Durante a reforma do prédio, em 1992, trabalhou na Biblioteca do Tatuapé e na volta, participou da etiquetagem e reorganização dos livros para a reabertura: “a gente fez em tempo recorde, em dois ou três meses nós fizemos tudo isso.”.

Prevê saudades quando se aposentar: “Meus amigos estão aqui dentro e vai ser difícil ficar longe; temos o mesmo caminho, a mesma trajetória. (...) Nós somos tão unidos que você sente que as pessoas se importam com você.”

De todo esse período, considera ser a maior recompensa “você poder ajudar as pessoas menos favorecidas. Porque muita gente que vem aqui não tem como fazer seus trabalhos ou comprar livros, que são muito caros. Para mim, a parte mais gratificante é esta: ajudar o público que não tem condições. E eu acho que deveria existir mais lugares assim.”


Clique aqui para ler a transcrição do depoimento


Sinopse

Origem familiar e formação Ingresso e trajetória na Biblioteca Mário de Andrade Reforma de 1992 Impacto da criação do Centro Cultural Importância do Colégio de São Paulo Livros mais procurados Memórias gratificantes Segmentação da estrutura funcional Gestão do Secretário Municipal de Cultura Gianfrancesco Guarnieri e da diretora Marli Monteiro Grandes problemas da instituição Adaptação dos funcionários provenientes da Secretaria Municipal de Saúde Rotina de trabalho na torre Bom relacionamento com os colegas Função social da BMA Mudanças no padrão de comportamento do usuário Sugestões para o desenvolvimento da BMA Experiências na Biblioteca Circulante e na Biblioteca Cassiano Ricardo


Mapa afetivo de São Paulo

Vila Matilde
Parque Dom Pedro


Expectativas e direções para a BMA

- Contratação de mais funcionários para atuar no atendimento;
- Ações que possibilitem o crescimento do acervo.


Ficha Técnica

data 25/11/2005 duração 50 minutos mídia 1 DVD / 1 miniDV transcrição 25 páginas / formato PDF local auditório da Biblioteca Mário de Andrade interlocução Daisy Perelmutter pesquisa Daisy Perelmutter/André Morelli direção audiovisual Washington Bezerra edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira