Efigênio Ferreira de Oliveira

“Estar na Biblioteca e estar em casa é a mesma coisa”

Efigênio Ferreira de Oliveira é natural de Bocaiuva e mudou-se para São Paulo com a esposa, em 1966. No início teve uma vida difícil na cidade grande, trabalhou na indústria e também como barbeiro. Em 1973 foi admitido na Prefeitura de São Paulo, sendo designado para trabalhar na Biblioteca Mário de Andrade.

Na Biblioteca trabalhou em várias funções: na Torre, realizando a limpeza dos volumes do Diário Oficial; na portaria geral com atendimento ao público, passando também pelo setor de fotocópias e pelo setor de periódicos. Com o tempo, Efigênio foi conhecendo cada vez mais a Biblioteca e, com a sua experiência, passou a ser o “professor” dos novos funcionários, ensinando como trabalhar no acervo.

Funcionário dedicado, sua pronta ajuda em conter um princípio de incêndio ocorrido na biblioteca em 1992 lhe rendeu o reconhecimento da então Secretária de Cultura Marilena Chauí e da Diretora do Departamento de Bibliotecas Públicas, que, após o acontecido, enviaram para Efigênio cartas de gratificação e elogio pela conduta.

Depois de trabalhar anos na Biblioteca Mário de Andrade, Efigênio Ferreira relembra os aprendizados e as amizades que conquistou: “estou satisfeito de ter trabalhado tanto tempo com este pessoal (...). Estou me aposentando e vou levar muita saudade e espero que todos pensem bem de mim.”


Clique aqui para ler a transcrição do depoimento

 
Sinopse

Memória da infância e da atividade como cabeleireiro em Bocaiúva Casamento e mudança para São Paulo Primeiros trabalhos em São Paulo Ingresso na Prefeitura Municipal de São Paulo Trabalhos na Biblioteca Mário de Andrade (BMA): limpeza de periódicos, contínuo, atendimento ao leitor, encarregado da portaria e do xerox Bom relacionamento com os colegas Movimento de público na BMA Criação Centro Cultural São Paulo Auxílio na adaptação dos funcionários vindos da Secretaria da Saúde Incêndio contido na BMA (1992) Fatos curiosos Responsabilidade do trabalho como agente arrecadador Reforma do prédio (1992) Projeto de reforma e restauro da BMA (2005)


Mapa afetivo de São Paulo

Itaim Paulista
Osasco Praça da Sé


Expectativas e direções para a BMA

- Maior divulgação do acervo e da programação da Biblioteca.


Ficha Técnica

data 19/09/2005 duração 99 minutos mídia 2 fitas de áudio / 2miniDV / 1DVD transcrição 39 páginas / formato PDF local auditório da Biblioteca Mário de Andrade interlocução Daisy Perelmutter pesquisa André Morelli / Daisy Perelmutter direção audiovisual Washington Bezerra / Paulo Pires Delgado edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira