Perguntas Frequentes

Regras gerais- Seção Circulante

01) Preciso me inscrever na biblioteca para poder frequentá-la?
Não, a biblioteca é de livre acesso. A inscrição é necessária somente para o empréstimo de material.

02) Como faço para retirar livros na biblioteca? Preciso de carteirinha?
Se você já tiver inscrição e carteirinha de alguma biblioteca do Sistema Municipal de Bibliotecas e se ainda estiver dentro do prazo de validade, você poderá utilizá-la na Seção Circulante. Se não possuir, basta trazer um documento oficial com foto e um comprovante de endereço recente (dos últimos 3 meses) em nome do interessado, dos pais ou do cônjuge, da região metropolitana de São Paulo. Essa carteirinha pode ser utilizada em qualquer biblioteca do Sistema Municipal pelo período de um ano e a renovação é feita com os mesmos documentos do cadastro inicial.

03) Qual a validade da inscrição na biblioteca? E como faço para renovar meu Cartão do Leitor?
É de 01 (um) ano a partir da data de cadastramento. A renovação é efetuada mediante apresentação de comprovante de residência atual e documento oficial com foto. Para albergados, junto ao documento oficial com foto, é necessário apresentar carta datada do (a)  assistente social e o cadastro tem validade de 3 meses.

04) Posso me inscrever numa biblioteca mesmo morando em outro bairro?
Sim, a carteirinha feita em uma biblioteca municipal é válida para empréstimos em todo Sistema Municipal de Bibliotecas e contempla usuários que residam em São Paulo e região.

05) O que faço se perder o cartão do leitor?
Você deve informar a biblioteca onde foi feita a inscrição o mais rapidamente possível, e apresentar um documento oficial com foto, para que não haja uso indevido de seu cartão e para que seja providenciada uma segunda via.

06) Quantos livros posso retirar por vez e quantos dias posso ficar com eles? E as renovações?

Categoria do usuário Prazo de empréstimo Nº máximo de itens por empréstimo na Circulante Nº máximo de itens por empréstimo na Rede Municipal Renovação
Usuário individual (1) 14 dias 4 itens 4 itens 1 renovação
Pesquisador (2) 21 dias 4 itens 10 itens 1 renovação
Professor (4) 21 dias 4 itens 6 itens 1 renovação
Pessoa com deficiência visual (3) 28 dias 15 itens 15 itens sem renovação
Pessoa com deficiência
auditiva, mental ou motora (5)
28 dias 4 itens 4 itens 1 renovação
Instituição (INST) 21 dias 4 itens 10 itens 1 renovação
Aluno UniCEU 14 dias 4 itens 6 itens, sendo até 2 itens do acervo UniCEU e até 4 itens do acervo geral sem renovação

Clique aqui para acessar o passo a passo de renovação pelo site

Para renovar por telefone, informe número de matrícula e os títulos dos itens que deseja renovar.

Por e-mail, envie mensagem para circbma@prefeitura.sp.gov.br com número de matrícula e o os títulos dos itens que deseja renovar

07) Posso fazer reserva de algum item emprestado?
Sim, você pode reservar o material, caso esteja emprestado no momento da solicitação. A reserva poderá ser feita pessoalmente, por email (circbma@prefeitura.sp.gov.br), ou por telefone (11) 3775-0004/0006, informando o título da obra e seu número de matrícula. O atendimento à reserva obedece a ordem cronológica dos pedidos e o prazo para retirada é de três dias úteis. A Biblioteca entrará em contato com o usuário sempre que possível, por telefone fixo e/ou e-mail, para informar sobre a disponibilidade do título reservado. A reserva só contempla materiais emprestados, de modo que não realizamos reserva para itens disponíveis.

08) O que acontece no caso de atraso na devolução?
Antes de mais nada: procure não atrasar a entrega da obra, pois prejudicará outros leitores. Caso ocorra, o usuário ficará suspenso pelo período que atrasou os materiais. Como o cadastro é único para todo o Sistema Municipal de Bibliotecas, a penalidade se extende às outras bibliotecas da rede.

09) E se eu perder ou danificar algum livro?
Caso ocorra alguma dessas situações, você terá de providenciar a reposição da obra por um exemplar idêntico, conforme consta no regulamento, no item 9. Enquanto a obra não for reposta, você não poderá retirar material nas bibliotecas do Sistema. Para reposição de livros danificados, o exemplar precisa ser de uma edição idêntica ou mais recente do livro a ser reposto, em situações de livro esgotado, a coordenação indicará outro título.

10) Posso usar o computador da biblioteca para imprimir arquivos do
meu pendrive e digitar meus trabalhos?
Não, os computadores são configurados somente para acesso ao Catálogo Eletrônico das bibliotecas públicas do município de São Paulo. Ainda na região central, há um telecentro na Biblioteca Monteiro Lobato, saiba mais, clicando aqui

11) É possível fazer visita monitorada na biblioteca?
Sim. Saiba mais e agende sua visita, clicando aqui

12) Posso entrar na biblioteca com materiais que não são do acervo?
Sim, é possível entrar com livros, apostilas, cadernos, folhas e outros materiais como canetas, lápis, borracha, notebooks.

13) Com o que não posso entrar biblioteca?
Você não pode entrar na biblioteca com comida e bebida, exceto água, pastas, fichários fechados, sacolas, mochilas e bolsas.

14) Há armários (guarda volumes) para o público usar?
Sim, há guarda volumes para os usuários, mas só enquanto estiverem na Biblioteca. O usuário será responsável pela conservação do crachá do guarda volumes e a Biblioteca não arcará com eventuais despesas no caso de extravio ou danos.

15) Como posso ser informado a respeito dos outros
serviços e acervos da Biblioteca Mário de Andrade?
Pelo site da Biblioteca – www.bma.sp.gov.br – pelos informativos da Secretaria Municipal de Cultura e pelas redes sociais:

Facebook

Instagram

16) Como posso ter informações a respeito das demais bibliotecas públicas da cidade de São Paulo?
No site do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas - www.bibliotecas.sp.gov.br - há informações sobre as bibliotecas, com os respectivos endereços, bem como sobre seus acervos.