Ranking aponta Portal da Transparência da PMSP como um dos melhores do país

Contas Abertas analisou pela primeira vez os portais de transparência das 26 capitais brasileiras. Avaliação levou em conta mais de 100 parâmetros

A cidade de São Paulo é uma das três capitais brasileiras com maior transparência de informações de interesse público - ao lado de Recife e Vitória. O ranking (veja a íntegra) foi anunciado nesta sexta-feira (30) pela Associação Contas Abertas. Pela primeira vez o Índice de Transparência, que está na terceira edição, avaliou os portais de transparência das prefeituras das 26 capitais brasileiras. 

A avaliação leva em conta o conteúdo disponibilizado, a série histórica, a frequência de atualização e a usabilidade dos portais. 

Para o controlador-geral do município, Mário Vinícius Spinelli, a classificação obtida pelo portal da Prefeitura de São Paulo foi satisfatória. "A controladoria assumiu a gestão do Portal da Transparência há um ano, quando foi criada. O resultado da avaliação reflete nosso esforço no sentido de ampliar a divulgação dos dados de interesse público do município e criar ferramentas que facilitem o acesso à informação."
 

No primeiro trimestre de 2014, o Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo registrou um aumento de mais de 90% nos acessos em relação ao mesmo período do ano anterior. "Hoje o munícipe tem acesso à íntegra dos contratos, parcerias e convênios firmados pela Prefeitura, em formato aberto. Além disso, pode acompanhar todas as compras e licitações realizadas por meio eletrônico", destaca Fabiano Angélico, coordenador de Promoção da Integridade da CGM. 

Na análise dos portais de transparência dos governos estaduais, o Espírito Santo obteve a primeira colocação, seguido por Pernambuco e São Paulo.

Metodologia

O Índice de Transparência utiliza como base a Lei Complementar 131 (LC 131), regulamentada pelo Decreto 7.185, que determinou que todos os entes da federação das três esferas de poder disponibilizem na internet informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.

Para estruturar a análise, um comitê formado por especialistas em finanças e contas públicas criou critérios e formas de avaliação com base em parâmetros técnicos. O ranking, com notas de zero a dez, elenca sites com menor ou maior grau de transparência. As notas são formadas após análise de mais de 100 parâmetros, divididos em três grandes temas: Conteúdo (55% da nota final), Usabilidade (40%) e Série Histórica e Frequência de Atualização (5%).