Parcerias - Controladoria Geral do Município

>>Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Em 2024 a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) firmou um acordo de cooperação com a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB ESA-SP), a fim de desenvolver um conjunto de atividades didático-científicas e culturais, a partir da qual a CGM-SP irá elaborar cursos de capacitação, além de organizar e coordenar os encontros formativos a serem realizados mediante apoio da OAB ESA-SP. Esse acordo visa não apenas fortalecer os laços entre as duas instituições, mas também promover uma colaboração efetiva no desenvolvimento conjunto de atividades didático-científicas e culturais, demonstrando o compromisso com a excelência educacional e o aprimoramento institucional.

>Em 22 de fevereiro de 2024, foi realizado o primeiro evento advindo dessa cooperação, com o tema "Combate ao Assédio Moral e Sexual como Ferramenta de Gestão de Riscos", que reuniu especialistas no tema para debaterem.
Acesse o evento

Site Oficial - Acesse 

>>Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

A partir de 2024, a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) têm em conjunto um acordo de cooperação onde é foi possível realizar o desenvolvimento de atividades didático-científicas e culturais, que culminou na criação de uma matéria optativa na universidade. Essa disciplina, pioneira em sua abordagem, concentra-se em um tema transversal que permeia a análise e a estrutura da CGM-SP. A matéria busca proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das práticas e desafios enfrentados pela Controladoria Geral do Município de São Paulo, integrando conhecimentos teóricos e práticos. A cada aula, os alunos podem entrar em contato com diversos gestores da CGM, inclusive com professores que são membros da Revista Controle em Pauta, revista científica da Controladoria.

Site Oficial - Acesse

>>>Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI 

Criado em 2007, o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o Conaci consolida-se com o propósito principal de promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse de seus membros e a coordenação e desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

Site oficial - Acesse

>>> Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagm de Dinheiro - ENCCLA 

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), criada em 2003, é a principal rede de articulação para o arranjo e discussões em conjunto com uma diversidade de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal e estadual e, em alguns casos, municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas, e para a formulação de políticas públicas e soluções voltadas ao combate àqueles crimes. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, atua como secretaria-executiva da Enccla, por intermédio da Coordenação-Geral de Articulação Institucional do DRCI.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, as quais são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, o qual tem como mandato o alcance de um ou mais produtos predefinidos, por meio de atividades como realizar estudos e diagnósticos legais-normativos e de composição de bancos de dados, elaborar propostas legislativas, averiguar o estado da arte de sistemas de cadastros, indagar necessidades e promover soluções em TI, buscar eficiência na geração de estatísticas e realizar eventos voltados à evolução dos temas por meio de debates. Os grupos de trabalho costumam reunir-se mensalmente.

Site Oficial - Acesse 

>>>Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - FOCCO-SP

O Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (FOCCOSP) foi criado em dezembro de 2013 com o objetivo de fomentar o diálogo e a implementação de ações para o fortalecimento do Estado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Atualmente, o Colegiado é composto por 34 instituições das três esferas de poder que se reúnem, periodicamente, para estabelecer ações prioritárias e desenvolvê-las através dos grupos de trabalho.

Site Oficial - Acesse

Histórico - CGM/SP

Secretaria Executiva - 2018 - Controladoria Geral do Município de São Paulo 

*Rede Paulista de Controladorias - REPAC

A Rede Paulista de Controladorias Municipais é um fórum permanente de discussões acerca do Controle Interno Municipal, estabelecido através de um Termo de Cooperação Técnica, não dotado de personalidade jurídica, tendo as seguintes finalidades:

  • Fortalecimento das Controladorias Municipais e dos sistemas de Controle Interno, Auditoria, Corregedorias e Ouvidorias nos Municípios do Estado de São Paulo;
  • Incentivo e apoio à Criação de Controladorias Gerais nos Municípios que não as implantaram em suas respectivas estruturas administrativas;
  • Promoção da Ética na Administração Pública;
  • Promoção de Intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências dos Órgãos de Controle, para melhoria continua na Efetividade e na Transparência de Gestão Pública;
  • Promoção de Formação de servidores através de Oficinas, Cursos, Palestras, Reuniões e demais eventos;
  • Realização de Seminários, Conferências, Cursos, e de outros eventos de interesse dos seus membros;
  • Troca de experiências no Combate à Corrupção e na Promoção da Integridade na Administração Pública;
  • Estabelecimento de outros Termos de Cooperação e Convênios para o atingimento de suas finalidades;
  • Realização de diálogos para promoção da Participação e do Controle Social;
  • Coordenação e Articulação de Ações e Programas para incremento da Transparência na Administração Pública e do Acesso à Informação;
  • Participação na Formulação, na Implementação e na Avaliação das Políticas Públicas, visando à qualificação do gasto público, além da Eficiência e Eficácia da Gestão;
  • Desenvolvimento de Programas e Projetos de interesse comum de seus membros.

Site oficial - Acesse

Histórico - CGM/SP

Secretaria Executiva 2019 - Controladoria Geral do Município