VIGIDESASTRES

Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos do Município de São Paulo

 

Acesse mais informações sobre o VIGIDESASTRES:

 

    

 


AÇÕES REALIZADAS PELO VIGIDESASTRES


Programa Vigidesastres foi instituído pela Portaria GM/MS nº 4.185, de 01 de dezembro de 2022, e abrange uma série de ações de proteção da saúde, quanto aos impactos decorrentes de desastres.

Os desastres são variados e muitas vezes imprevisíveis, mas sua recorrência ao longo dos anos permite identificar tipos mais frequentes e regiões mais afetadas. No entanto, mesmo que possamos identificar e caracterizar os desastres, é importante observar que cada um deles tem uma particularidade em relação ao tipo de evento, sua complexidade, ao tamanho da área afetada e às características da população exposta, bem como diferentes condições socioambientais presentes no território, que podem afetar de formas variadas a saúde da população.

Os impactos dos desastres resultam em efeitos diretos e indiretos sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, de ordem física e mental, combinando o agravamento de doenças preexistentes com o surgimento de novas, em um cenário de sobreposição de riscos, doenças e danos (Figura 1).

 

Figura 1. Tipos de eventos naturais e seus efeitos sobre a saúde humana.

Neste contexto, as equipes desenvolvem um conjunto de ações com diferentes setores e esferas de governo (municipal, estadual e federal), assim como com as comunidades suscetíveis, de antecipação, planejamento e preparação para resposta, para, em tempo oportuno, reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde aos desastres, minimizar doenças e agravos decorrentes deles, bem como reduzir os danos aos serviços de saúde. Desta forma, vem trabalhando conforme o tipo de evento, com participação em grupos técnicos e simulados; capacitação aos profissionais de saúde; elaboração de fluxos, protocolos e planos; produção e divulgação de materiais orientativos sobre riscos, doenças e agravos relacionados a desastres; monitoramento e verificação de eventos.