VIGIQUIM

Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas a Substâncias Químicas do Município de São Paulo

    

    

  

  


Ações Realizadas pelo VIGIQUIM


A contaminação dos ambientes naturais, do solo, das águas superficiais e subterrâneas e do ar por substâncias químicas decorrentes da contaminação natural ou antrópica representam diferentes riscos à saúde pública.

A avaliação da exposição humana a contaminantes químicos presentes no ambiente é uma das competências do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas a Substâncias Químicas do Município de São Paulo (VIGIQUIM), que busca articular ações integradas entre os vários níveis de governo como prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde.

 

 


Principais Substâncias 


Para viabilizar a implantação dessas Vigilâncias, foram selecionadas cinco substâncias prioritárias: Mercúrio, Amianto, Chumbo, Benzeno e Agrotóxicos.

 

Mercúrio

O mercúrio é um elemento químico da classe dos metais pesados de cor prateada que na temperatura normal é líquido e inodoro, encontrado de forma natural no ambiente. Existe em 3 formas, com diferentes propriedades, usos e toxicidades, denominadas: mercúrio elementar (metálico), compostos inorgânicos de mercúrio e compostos orgânicos de mercúrio.

O mercúrio é relativamente incomum na crosta terrestre e a sua liberação ocorre por processos naturais (erosão e atividade vulcânica) e por mineração. As atividades antropogênicas são as principais fontes de contaminação do ambiente. Uma vez liberado, o mercúrio permanece no ambiente, onde assume diversas formas químicas.

As emissões para o ar ocorrem principalmente na forma de mercúrio elementar, que é muito estável e pode permanecer na atmosfera por muito tempo, possibilitando seu transporte a longas distâncias e na distribuição do metal no solo depende de diversos fatores como o tipo de solo além do pH, da drenagem e etc.

A dificuldade na contaminação do que se deve a sua afinidade particular com tecidos dos sistemas nervosos periférico e central, consequentemente, a exposição ao mercúrio e seu ingresso no organismo podem danificar tais tecidos.

Com o objetivo de reduzir o risco à saúde da população decorrente da exposição aos fatores ambientais advindos da contaminação provocada pelas atividades utilizadoras de mercúrio a DVISAM analisa e inspeciona toda a demanda referente a resíduos de mercúrio no município de São Paulo, levando em consideração que as principais formas atualmente são de Lâmpadas fluorescentes, termômetros/manômetros, consultórios odontológicos, indústrias e garimpo.

Saiba mais:

https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/intoxicacao/orientacoes-para-a-notificacao-de-intoxicacoes-por-mercurio

 

Amianto

Amianto (latim) ou asbesto (grego) são nomes genéricos de uma família de minérios que se originaram por um processo de recristalização de rochas eruptivas, esta fibra é composta por um conjunto de minerais de silicatos hidratados de magnésio, sódio, ferro e cálcio. Existem mais de 30 tipos de fibras minerais do asbesto, mas somente seis tipos são de importância comercial e que são encontrados profusamente na natureza e já muito utilizados pelo setor industrial como na na indústria têxtil, na confecção de papéis, de papelões, de isolantes, de vedadores, de feltros, de filtros, de luvas, de tecidos em geral, de cordas. Na indústria automobilística, em materiais de fricção, pastilhas de freio, lonas, discos de fricção, juntas e vedações, pisos e revestimentos, pisos asfálticos, resinas fenólicas, impermeabilizantes, placas e isolantes térmicos e principalmente muito utilizado na produção de telhas e caixas d`água.

Com o objetivo de reduzir o risco à saúde da população decorrente da exposição aos fatores ambientais advindos da contaminação provocada pelas atividades utilizadoras do amianto a DVISAM analisa e inspeciona toda a demanda referente a resíduos de amianto no município de São Paulo, assim como notifica a SPRegula que é a agência que regula e fiscaliza os serviços públicos da cidade de São Paulo.


Para mais informações:

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/amianto
 

Chumbo

O chumbo se encontra naturalmente na crosta terrestre, ele é um metal cinzento, azulado brilhante que raramente é encontrado no seu estado natural, mas sim, em combinações com outros elementos.

Acredita-se que sua concentração venha aumentando significativamente como resultado da atividade humana. A exposição humana ao chumbo pode se dar por várias fontes: solo, ar, água e ingestão sob várias formas (WHO, 1992) e a absorção pode ocorrer principalmente por via digestiva e respiratória (partículas finas). O consumo do chumbo vem diminuindo de forma mais acentuada nos países mais avançados por causa da troca dele por outros matérias menos prejudiciais, assim como estas ações evitam futuros problemas de contaminação ambiental e malefícios em função de sua toxicidade para o ser humano.

A contaminação ambiental com chumbo se desenvolve da queima de carvão, petróleo e gás natural, do uso industrial e de sua destinação inadequada. O chumbo é capaz de permanecer, durante muito tempo, no solo e nos rios. Devido a essa persistência junto à propriedade de bioacumulação (acumula em indivíduo vivo), o chumbo é uma das substâncias químicas que apresentam alto risco de intoxicação para os seres vivos, especialmente o homem.

Com o objetivo de reduzir o risco à saúde da população decorrente da exposição aos fatores ambientais advindos da contaminação provocada pelas atividades utilizadoras de chumbo a DVISAM corrobora com Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SP) em campanhas de conscientização para o não uso de produtos que contenham chumbo.

Para mais informações:

          

 

Clique aqui para saber mais sobre reciclagem de pilhas e baterias

 

Benzeno

O benzeno está presente no petróleo, entre um dos poluentes emitidos como produto destilado de refinaria assim como no carvão e em condensados de gás natural. Tem vasta utilização na indústria química como matéria prima para inúmeros compostos. É um dos subprodutos da indústria siderúrgica, presente no gás de coque (tipo de carvão mineral para uso em alto forno). O benzeno é uma substância cancerígena e, portanto, não tem limite de exposição segura. Desta forma, a vigilância da exposição a este agente tem a preocupação de identificar toda e qualquer fonte de exposição, seja no ar, no solo, ou na água, e, portanto, área de risco, independente da concentração ambiental que for alcançada.

Pode ser emanado para atmosfera na extração de petróleo, nas refinarias, por fornos a carvão, motores automotivos, na fumaça de cigarro, em postos de combustíveis e nos processos produtivos mal controlados. Sua presença na água está associada à contaminação por vazamentos ocasionados dentro das unidades industriais ou pela manutenção inadequada de tanques ou reatores; pelo lançamento de efluentes industriais acima dos padrões legislados; em áreas contaminadas, como postos de abastecimento e bases de petróleo; aterros mal construídos e mal operados e em acidentes no transporte de carga da própria substância ou de seus derivados.

Com o objetivo de reduzir o risco à saúde da população decorrente da exposição aos fatores ambientais advindos da contaminação provocada pelas atividades utilizadoras de benzeno a DVISAM desenvolve ações através de inspeções com critérios como o entorno das áreas contaminadas emitidas pelo órgão ambiental CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, com extrapolação da pluma de contaminação em água subterrânea com benzeno para fora da área do posto revendedor de combustível (extra site) num raio de até 200 m (metros) da pluma de contaminação, com o cruzamento do banco de dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para Soluções Alternativas Coletivas (SAC).

Saiba mais:

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/solventes/benzeno
 


Agrotóxicos

Os agrotóxicos são amplamente utilizados como uma tentativa de corrigir as necessidades do solo e prevenir e eliminar as pragas que prejudicariam a produtividade, contudo o emprego desta pratica no uso destas substâncias impactam para a saúde e o meio ambiente, tem natureza complexa e envolve aspectos biossociais, políticos, econômicos e sócio-ambientais.

Com o objetivo de reduzir o risco à saúde da população decorrente da exposição aos fatores ambientais advindos da contaminação provocada pelas atividades utilizadoras de agrotóxicos a DVISAM em participou em projeto colaborativo com o CVS relacionado a capina química no município de São Paulo assim como atua pelo programa VIGIAGUA no Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) que visa à execução de ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, à vigilância, à prevenção e ao controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.

Para mais informações:

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/saude-do-trabalhador/renast/vspea

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/agrotoxico#:~:text=Agrot%C3%B3xicos%20s%C3%A3o%20produtos%20qu%C3%ADmicos%20sint%C3%A9ticos,2002%3B%20INCA%2C%202021).

 


DENÚNCIAS